sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A XT 660 Z CHEGA AO MERCADO ATÉ O FINAL DO ANO


A XT 660 da Yamaha, esta de volta. A empresa recuperou o lendário nome para dar vida a um novo modelo a XT 660Z inspirado nos famosos desertos africanos. No idioma dos Tuareg, a palavra “ténéré” significa deserto.
Em ‘83, a marca levou a imprensa ao Marrocos para experimentar a primeira Ténéré, uma moto nascida para a aventura e que participaria de numerosos ralis, corridas e de todo tipo de aventuras nas estradas.
Com a XT 660Z a marca recupera o nicho de mercado que havia perdido desde que parou de fabricar a moto, ainda nos anos 1990.
O mais importante é que a lendária filha do deserto volta ao mercado este ano.
O lançamento do modelo completa a gama da Yamaha para o setor “on-off”– ou trail, se preferir. No mercado mundial, as XT e as DT (estas últimas ainda são comercializadas na Europa) oferecem diferentes opções, mas não existia uma moto com características estradeiras de destaque e é justamente aí que a nova Ténéré entra no jogo. Com ela, o turismo em qualquer tipo de terreno está assegurado.
A equipe de engenharia, que desenvolveu a máquina, trabalhou no motor, no peso, na funcionalidade e, principalmente, na confiabilidade de todo o conjunto da motocicleta visando atingir o nível mais alto possível no turismo de aventura. Outro ponto bem pensado e que chama a atenção é sua estética distinta. Mas, diferente de outros modelos, no caso desta Yamaha, a modernidade não conflita com o aspecto prático, muito pelo contrário. O tanque de combustível foi desenhado para possuir uma grande capacidade (22 litros), contudo este se estende por debaixo do assento e para frente. Dessa forma, fica estreito e facilita a pilotagem em pé em terrenos irregulares.

Também colabora para uma melhor distribuição das massas. Junto ao tanque, encontramos umas curiosas tampas laterais que cumprem o papel de protetores de carenagem, muito eficientes para terrenos complicados. Vista de frente, a moto também é inusitada e, mais uma vez, combina-se design com eficácia, dado que sobre o curioso farol se eleva uma bolha que proporciona boa proteção aerodinâmica.
Outro detalhe inovador é que no próprio sub-chassi está integrado um suporte para o top case, simplificando assim a sua instalação.
A XT 660 Z será lançada aqui como um produto “Made in Manaus”, o que deve ocorrer até o final deste ano.
Ficha técnica
Motor: monocilíndrico, 4T, SOHC, refrigerado a água, alimentado por injeção eletrônica, partida elétrica, embreagem multi-disco em óleo, câmbio : de 5 marchas e transmissão por corrente
Cilindrada / potência máxima: 660 cm³ / 48 cv a 6 100 rpm
Diâmetro x curso: 100 x 84 mm
Taxa de compressão: 10,0:1
Quadro: Estrutura tubular de aço
Cáster / trail: 28º / 113 mm
Suspensão dianteira / traseira: Telescópica / mono-amortecedor progressivo com link
Curso dianteiro / traseiro: 210 mm / 200 mm
Regulagens: Na pré-carga da mola
Freio dianteiro / traseiro: 1 disco de 298 mm / 1 disco de 245 mm
Pinça dianteira / traseira: 2 pistões / 1 pistão
Comprimento: 2 246 mm
Entre eixos: 1 505 mm
Altura do banco: 895 mm
Tanque: 22 litros
Peso: 183 kg
Preço: 7 000 euros em torno de R$ 17.000,00

2 comentários:

Anônimo disse...

Qual a fonte da informação que ela chega até o final do ano?
Esse boato adquire as mais diversas formas. Uns dizem que em 2009 teremos a Ténéré importada, outros falam que no final do ano teremos elaa nacional e a Yamaha já estaria fazendo mudanças na linha de produção. Mas tudo isso carece de qualquer fonte confiável.

Ricardo Trevizan disse...

Eu também gostaria de saber se essas "fontes" são realmente confiáveis, todos os fãs de motos realmente trail estão esperando a nova Ténéré chegar, é a única com tanque de 22 litros o que lhe dá grande autonomia e para todo terreno.