quinta-feira, 23 de outubro de 2008

APRILIA LANÇA SUA RS 125 CC 2009 UMA ESPORTIVA VENCEDORA


A fabricante italiana Aprilia recentemente revelou a sua RS 125, uma esportiva de pistas com motor de 125 cilindradas. A Aprilia, há muitos anos, tem uma forte reputação na construção de motos de pequena cilindrada com excelente performance, tanto que, nesta temporada de 2008, na categoria de 125 cilindradas, das 15 baterias disputadas, venceu 11.

A RS 125 é uma moto que tem uma estrutura muito similar às super esportivas de grande porte, sendo equipada, no entanto, com um compacto motor de de 124,8cc , refrigerado à água, de 2 tempos, monocilíndrico, alimentado por carburador.

Nos mercados europeu e americano motos esportivas de até 250 cilindradas cativam vários consumidores, dos iniciantes, passando pelas mulheres, até aqueles que querem se divertir em uma pista, sem correr o excessivo risco das altíssimas velocidades proporcionadas pelas motos de 600 cilindradas em diante.

Além da Aprilia, as 4 grandes japonesas (Suzuki, Honda, Yamaha e Kawasaki) também tem motos para este segmento de mercado. Estas motos são mais leves e manobráveis, sendo mais apropriadas para o desenvolvimento da confiança e da técnica dos pilotos iniciantes.

O câmbio da RS 125 é de 6 marchas, sendo equipada com suspensão traseira hidráulica monoshock e garfos invertidos na dianteira.

O freio dianteiro tem um grande disco de 320 mm com caliper de 2 pistões e disco único de 220 mm na traseira. Os pneus são 110/70/17 na dianteira e 150/60/17 na traseira.

O tanque de combustível tem capacidade total de 14 litros. Todo o seu desenvolvimento é baseado na utilização em pistas, assim, seu quadro e esguio, com carenagem muito aerodinâmica e rabeta afilada.


O painel de instrumentos tem conta-giros analógico e display digital que oferece uma completa gama de informações. Enfim, mesmo sendo uma moto de 125 cilindradas, no tocante a estilo e equipamentos, a RS 125 tem quase tudo que uma moto de médio e grande porte tem. Nos EUA, a RS 125 pode ser comprada pelo preço sugerido de 5.499 dólares. Como é o caso da 125cc da Honda, a Aprilia também não deve chegar ao mercado brasileiro.

Nenhum comentário: