quinta-feira, 9 de outubro de 2008

NOVA HONDA CBF 125 FAZ SUCESSO NA EUROPA: FRANÇA E ALEMANHA


A Honda apresentou na última terça feira em Paris a nova moto, a CBF 125, compacta, econômica e esportiva. E esta também fazendo sucesso no Salão de Colônia na Alemanha.


Será que será lançada no Brasil também? A demanda por motocicletas de 125 cc aumentou na Europa, pois nem todos os consumidores querem adquirir uma scooter, quando o preço é praticamente o mesmo, uma realidade já bem comum aqui pelo Brasil. No entanto, as motos de pequena cilindrada costumam ser muito despojadas e, essencialmente, voltadas para atividades de trabalho.

Agora, uma nova tendência por motos econômicas, compactas e mais esportivas e atrativas, principalmente visando cativar o público feminino, que não dá tanta importância para a potência e o desempenho, mas mais para a praticidade e mobilidade, está aumentando. Com a crescente dificuldade de trânsito nas grandes cidades, o transporte individual tem crescido no mundo todo e, aí, uma grande quantidade de novos motociclistas vem querendo optar por motos pequenas, mas bonitas, o quê já era uma grande qualidade das scooters. Por tudo isto, a Honda surpreendeu e apresentou a CBF 125 que mescla certa esportividade com conforto para o dia-a-dia.


Trata-se de uma semi carenada muito estilizada com um amplo pára-lama dianteiro, aletas laterais destacadas, com frontal pontiagudo e estreito. O motor é um monocilíndrico de quatro tempos com duas válvulas, refrigerado a ar. Tem uma cilindrada de 124,7 cc, compressão de 9,2:1 e desenvolve uma potência máxima de 11,28 CV a 8.000 rpm.

A alimentação é injeção eletrônica PGM-F1 e o câmbio é de cinco velocidades. O peso em orden de marcha é de 128 kilos e tem uma altura do assento ao solo de 792 mm, tonando muito fácil a pilotagem para pessoas de pouca estatura. A suspensão dianteira não apresenta inovações, assim como a traseira que utiliza dois clássicos amortecedores que destoam um pouco da estética moderna da CBF.


O freio dianteiro tem disco simples com pinça da Nissin de dois pistões. Pena que o freio traseiro ainda faça uso do sistema de tambor.

A Honda está retardando ao máximo o lançamento de seus modelos 2009, numa guerra de marketing acirrada com a sua principal rival brasileira, a Yamaha, que também está retendo seus lançamentos.

É bem provável que a Honda vá liberando suas novidades em "ondas", assim como já fez nos EUA. É certo que muitas novidades estão por vir por aí, como a nova Twister e a nova Tornado com sistema de injeção, mas isso não deverá ser tudo. Com a crescente perda de mercado em função de vários competidores, principalmente chineses, a Honda poderá lançar produtos que criem uma maior diferenciação em estilo para justificar seu preço mais elevado. Em função disto, o lançamento desta CBF 125 seria uma boa alternativa por aqui, assim como de outros modelos "especiais" de baixa cilindrada que a marca comercializa no exterior. Tecnicamente, esta empreitada não seria difícil, pois a fábrica brasileira detém todas as condições para lançar este modelo por aqui. Vamos ficar torcida que venha a CBF 125 e muitas outras boas novidades em breve.

Nenhum comentário: