terça-feira, 28 de maio de 2013

MotoNotícia: " Na Moto3 pilotos espanhois chegam a Mugello como favoritos "

A temporada de 2013 parece que tem uma característica predominante; o piloto tem que ser espanhol como requisito para se vencer corridas de Moto3. Na temporada passada contava com igual número de nacionalidades no lugar mais alto do pódio no campeonato mundial de MotoGP. Nesta temporada parece que deverá manter-se os  100% de sucesso dos pilotos espanhóis. Em 2012 o espanhol Maverick Viñales venceu em sua primeira corrida, mas depois a vitória ficou com um italiano, um germânico e um gaulês graças a Romano Fenati, Sandro Cortese e Louis Rossi, respectivamente. Um ano depois Viñales soma duas vitória após os sucessos de Luis Salom e Alex Rins. Se a história é algo que se possa levar em conta, Mugello deverá ter um final muito disputado.

Romano Fenati, da Team Itália FMI

Os dois primeiros do ano passado (Viñales e Fenati) ficaram separados por apenas dois centésimos de segundo e os espectadores da casa adorariam mais um fim-de-semana de disputadíssimo. As vitórias de Viñales, do Team Calvo (em Jerez e Le Mans), deixam-no com 13 pontos de vantagem sobre Salom (Red Bull KTM Ajo, com Rins (Estrella Galicia 0,0) a 29 do líder e também numa KTM. Folger (Mapfre Aspar Team Moto3) é quarto com uma Kalex-KTM, com o sul-africano Brad Binder (Ambrogio Racing e aos comandos de uma Suter-Honda) mantendo o quinto lugar apesar de estar ainda buscando o seu primeiro pódio na carreira. Na verdade, os três primeiros da corrida deste ano serão caras novas para o público italiano já que além de Viñales e Fenati mais nenhum dos atuais pilotos da Moto3 terminaram no pódio em Mugello em qualquer categoria. Enquanto isso, Miguel Oliveira (Mahindra Racing) vai tentar refazer a mão depois de duas corridas sem somar pontos em Jerez e em Le Mans, e nas duas situações brigava por posições entre os cinco primeiros. O português ocupa o décimo posto da geral. Haverá emoções fortes para os wild cards italianos Andrea Locatelli e Michael Coletti, competindo pela Mahindra Racing e pela Minimoto Portomaggiore, respectivamente. Já Florian Alt ficará de forma; o germânico não vai poder rodar pela Kiefer Racing devido à fratura contraída no braço em França.

Jonas Folger da Mapfre
Aspar Team Moto3

A julgar pela tabela de pontos, a Alemanha é o país que parece estar em melhores condições para bater  a Espanha nas vitórias e o caso  do Folger se conseguir manter o seu bom momento no campeonato, mas os italianos continuam a alimentar o sonho da primeira vitória em casa na categoria das 125cc desde Simone Corsi, em 2008. A expectativa brasileira é que em Mugello Eric Granado tenha um melhor acerto de sua moto e possa brigar entre o top 10. Embora já com experiência no campeonato espanhol, Eric está fazendo sua primeira temporada na Moto3, depois de ter rodado no ano passado na Moto2 e com certeza os resultados logo aparecerão pois é um piloto técnico e de muita garra. E tem como parceiro de equipe o Folger, piloto experiente que com certeza já deve ter sido observado pelo piloto brasileiro.
O treinos livre do Moto3 que devem iniciar na próxima quinta, para o Grande Prêmio da Itália que será realizado neste domingo

Nenhum comentário: