sábado, 29 de junho de 2013

MotoNotícia: " Assen aplaude vitória de Rossi"

Valentino Rossi venceu o Iveco TT Assen, a 80ª vitória do piloto italiano na categoria rainha do MotoGP e a primeira desde o Grande Prêmio da Malásia de 2010. O multicampeão  mundial  compartilhou o pódio com Marc Márquez e Cal Crutchlow, enquanto Jorge Lorenzo terminou em quinto apesar de fratura na clavícula e de uma corrida de superação. Realmente o final de semana holandês de 2013 revelou-se repleto de ação, dentro e fora da pista, desde que a comunidade do MotoGP chegou a Assen no início da semana. Lorenzo deu muito que falar, sendo autorizado a correr com menos de quatro horas antes da partida e depois de retornar de Barcelona na sequência de operação na madrugada de sexta-feira. A tarde de Rossi teve início com um  quarto posto da grid. A ultrapassagem decisiva sobre Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) levou o piloto da Yamaha ao terceiro posto numa manobra muito forte na chicane, bem no estilo dos bons tempos de Rossi em temporadas passadas do piloto italiano quando esteve defendo as cores da marca dos três diapasões, no final da primeira volta.
O transalpino partiu depois de ir atrás das Honda, passando Márquez na quarta volta e Pedrosa na 6ª e de forma semelhante ao que fez em 2007. Ele seguiu então para a emocionante vitória com 2,1 segundos de margem. O segundo lugar de Márquez valida a sua posição no campeonato ao terminar à frente de Pedrosa e Lorenzo. Após ter garantido a primeira presença no Top 3 da grid desde Le Mans, o estreante rodou em terceiro, mas apanhou Pedrosa na 18ª volta; falhando a sua primeira tentativa de ultrapassagem, mas Márquez tirou vantagem da oportunidade logo depois  para conquistar a segunda colocação  na entrada da Curva 1. Pedrosa acabou perdendo mais uma posição até ao final, sendo ultrapassado por Crutchlow (Monster Yamaha Tech 3), que teve sorte ao evitar uma queda quando tocou na roda traseira de Márquez na última volta. Apesar do quarto lugar ter sido o pior resultado de Pedrosa desde a primeira etapa no Qatar, o catalão continua na liderança do Campeonato, porém agora com dois pontos de margem sobre o segundo colocado. 
Lorenzo ficou muito aliviado por ter somado 11 pontos depois da forte queda sofrida na quinta-feira e que obrigou a operação em Barcelona na madrugada de sexta. Ele voltou a Assen na tarde da qualificação, mas já depois de terminada a sessão; ainda assim, recebeu luz verde para alinhar na corrida deste sábado. Subindo da 12ª posição para a quinta posição até à segunda volta, ele chegou a rodar em quarto mas acabou perdendo ritmo e caiu uma posição provocada por fortes dores. O sexto lugar foi para Bradl que, depois de se ter estreado na primeira linha do grid do MotoGP, chegou a rodar em segundo por alguns instantes. Enquanto isso, Álvaro Bautista (GO&FUN Honda Gresini) bateu o melhor piloto CRT, Aleix Espargaro (Power Electronics Aspar), a seis voltas do final para concluir em sétimo. Na última volta Nicky Hayden (Ducati Team) perdeu duas posições para terminar em 11º, atrás de Bradley Smith (Tech 3) e do seu próprio companheiro de equipe Andrea Dovizioso. Ivan Silva (Avintia Blusens) terminou em 23º piloto que substituiu o lesionado Hiroshi Aoyama, enquanto Lukas Pesek (Came IodaRacing Project) foi o único piloto que acabou desistindo da prova. O sucesso de Valentino Rossi foi o primeiro desde que voltou à Yamaha e, além de ter sido a 80ª vitória na categoria rainha, foi a 106ª da carreira e a 18ª em Assen. Na tabela de Pilotos Pedrosa mantém a liderança (136 pontos) com Lorenzo em segundo (127) e Márquez em terceiro (113), agora a apenas 23 pontos do líder. A oitava etapa será o eni Motorrad Grande Prêmio da Alemanha, que acontecerá daqui a duas semanas.

Nenhum comentário: