terça-feira, 11 de junho de 2013

MotoNotícia: " Crutchlow com seu futuro incerto ainda "

Crutchlow #35
O futuro de Cal Crutchlow como piloto da Yamaha, na equipe satélite Tech3, continua muito incerto pois o piloto britânico quer pilotar um protótipo de fábrica e não uma moto ligeiramente "abaixo" em performance.
Crutchlow declarou seu desejo publicamente sobre esse assunto mas, o que realmente teria incomodado Lin Jarvis e Masahiko Nakajima, os caps da Yamaha no MotoGP, teria sido  a declaração pública por parte do piloto de que a Yamaha estava fazendo de tudo para colocar Pol Espargaró no seu lugar em 2014, o que o deixaria fora da Tech3 apesar dos bons resultados obtidos? bem, a tensão entre as partes era palpável no paddock do MotoGP e, apenas uma reunião pós-GP de Mugello, em que esteve também presente Hervé Poncharal, diretor da Tech3, serviu para aliviar um pouco a pressão sobre Crutchlow. Após a reunião o próprio Poncharal, muito interessado em manter Cructhlow como seu piloto no futuro, revelou à imprensa," "foi bom para aliviar a tensão”, referindo-se ao que se passou nessa reunião de Mugello.
Cal Crutchlow aproveitou a reunião para mostrar que ele também esta  muito interessado em prolongar o seu vínculo com a Yamaha por mais alguns anos, e fez questão de dizer de forma  contundente e, isso deixou Masahiko Nakajima bastante comovido com a sinceridade das palavras do piloto. Parece que o inglês sabe mexer com o coração dos mandatários da Yamaha no MotoGP.
Hervé Poncharal

Bem, apesar de ainda não existir nenhuma definição em relação ao futuro de Crutchlow, Hervé Poncharal revela que até ao GP da Holanda, que será realizado em Assen, já deverão surgir algumas novidades a esse respeito. Neste momento a situação parece estar bem complicada para o lado do piloto da Tech3: com o seu contrato próximo terminando no final da atual temporada, Crutchlow continua querendo pilotar um protótipo de fábrica com total apoio de uma marca mas, isso significa que as hipóteses de ver o seu desejo concretizado são extremamente reduzidas, diria até impossível. Na Yamaha todos os lugares estão ocupados – Jorge Lorenzo e Valentino Rossi têm contrato -, na Honda a situação é igual, a alternativa, porém não certa seria a HRC dispensar os serviços de um dos seus pilotos satélite, Alvaro Bautista ou Stefan Bradl,  que contam com uma Honda RC213V com total apoio da marca apesar de estarem em equipes privadas. Mas, apesar de tudo ainda resta uma luz no final do túnel, se bem que meio que- acende e apaga - com mais duas opções para Cal Crutchlow: na Ducati Factory Team Nicky Hayden está em fim de contrato com a marca de Bolonha, mas com o mercado americano a tornar-se no mais importante a nível mundial em termos de vendas para a Ducati, será praticamente impossível alguém tirar Hayden de cima da Desmosedici.
Nick Hayden # 69
 Quanto à Suzuki, fala-se que Davide Brivio, recém nomeado diretor do projeto de MotoGP da marca, pretende ter Cal Crutchlow no regresso da GSV-R ao MotoGP, mas caso o piloto escolha essa opção, sabe que está correndo enormes riscos, pois o real potencial da Suzuki é ainda uma incógnita. Toda essa situação acaba colocando Cal Crutchlow numa posição delicada, desta mesma reunião em que esteve presente, surge um novo fator a ser levado em conta: Masahiko Nakajima. O responsável da Yamaha em MotoGP ficou extremamente comovido pela forma como Crutchlow se referiu à casa de Iwata e, isso poderá levar a Yamaha a modificar a forma como vem conduzindo a relação “equipe de fábrica vs equipe satélite”. Em Iwata o departamento de competição acredita, sem margem de erros, que a fórmula atual de apoiar 100% apenas a equipe de fábrica com 2 pilotos é a forma correta da equipe no MotoGP.


Valentino #46 da Yamaha Factory Racing
No entanto depois do que ocorreu na reunião entre  Cal Crutchlow e a Yamaha, provavelmente pode acontecer, neste momento é o departamento de competição decidir garantir o contrato de Cal Crutchlow por mais alguns anos, oferecendo em troca uma moto igual à utilizada pela equipe de fábrica no MotoGP. Mas, isto é coisa para futuro e o problema é que Crutchlow esta mesmo com seu futuro incerto ainda, mesmo calculando o risco de suas declarações.

Nenhum comentário: