quinta-feira, 13 de junho de 2013

MotoNotícia:" Os números e os fatos do Grande Prêmio Aperol da Catalunha "

A Catalunha vai receber a sexta etapa da temporada de 2013 do MotoGP, com vários pilotos correndo em casa neste fim-de-semana. Eis os fatos e os números mais importantes sobre esta prova.
 
64 – A vitória de Jorge Lorenzo em Mugello foi o 64º pódio do espanhol na categoria de MotoGP; o mesmo número de pódios conquistados por Wayne Rainey na mesma categoria durante a sua carreira nos Grandes Prêmios. Apenas seis pilotos somam mais resultados nos três primeiros na categoria: Valentino Rossi (142 pódios), Mick Doohan (95), Giacomo Agostini (88), Eddie Lawson (78), Dani Pedrosa (75) e Casey Stoner (69).
 
52 anos – No dia da realização da corrida na Catalunha fazem 52 anos que  Mike Hailwood venceu o Senior TT da Ilha de Man em 1961, aos comandos de uma Norton, tornando-se no mais jovem piloto a vencer uma corrida de GP de 500cc a contando para o Campeonato Mundial. A vitória de Hailwood na categoria das 500cc surgiu após vitórias também na mesma semana nas 125cc e nas 250cc, o que fez dele o primeiro  vencedor em três categorias num mesmo GP.
 
39,802 segundos – Aleix Espargaró foi o primeiro piloto CRT a cruzar a linha de chegada em Mugello com apenas 39,802 segundos do vencedor Jorge Lorenzo. Esta é a mais curta diferença entre o vencedor de uma corrida e o melhor piloto CRT, representando uma diferença média por volta ao longo de toda a corrida de apenas 1,73s.
 
25 – Todas as vitórias de Jorge Lorenzo na categoria de MotoGP foram aos comandos de uma Yamaha. Apenas dois pilotos contam com mais vitórias na categoria aos comandos de uma mesma máquina, no caso a dos três diapasões: Eddie Lawson (26) e Valentino Rossi (46).
 
23 – Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa terminaram juntos nas primeira e segunda posições na classe de MotoGP por 23 vezes. Em 12 dessas vezes Pedrosa venceu a corrida, enquanto Lorenzo venceu 11 vezes.
 
22 – Pol Espargaró celebrou o 22º aniversário na segunda-feira  na semana que antecede o  Grande Prêmio da Catalunha.
 
18 – O Australiano da Moto3 Arthur Sissis festeja o seu 18º aniversário no dia da qualificação do GP da Catalunha.
 
11 anos – No dia da corrida na Catalunha a doze anos atrás Jorge Lorenzo terminou em 14º no GP das 125cc na Catalunha, em 2002, tornando-se o mais jovem piloto a somar pontos. Desde então apenas dois pilotos somaram pontos com a mesma idade: Pol Espargaro e Jonas Folger.
 
10 anos – No dia da qualificação no Circuito da Catalunha faz dez anos desde que Loris Capirossi deu à Ducati a primeira vitória na classe de MotoGP, no Grande Prêmio da Catalunha de 2003.
 
0,819 segundos – Apenas 0,819 segundos separaram os cinco primeiros pilotos a cruzar a linha de chegada na corrida de Moto3 de Mugello; esta é até o momento a mais curta diferença entre os cinco primeiros da categoria, em corrida válida pelo campeonato mundial, desde o GP de Itália de 2008.

Nenhum comentário: