terça-feira, 30 de julho de 2013

MotoNotícia: " Com a Dorna o WSBK terá mais potencial ..."

Analisando a situação do motociclismo mundial, percebemos que não são tempos fáceis, porém isto não é uma situação nova. As duas maiores competições do gênero; o MotoGP e o WSBK, terão que gerenciar muito bem os custos  que por muitas vezes, tornam-se inacessíveis para muitas equipes, e minimiza o público, e quem os patrocina se retiram. Entretanto, parece que há uma luz no final do túnel, pois desde que Tardozzi assumiu a gestão dos dois campeonatos, com a Dorna deu os primeiros passos no que parece destinado a ser uma longa viagem para bons resultados - a partir do ponto de vista da tecnologia - dirigindo os regulamentos para um "nivelamento por baixo", benefícios com a intenção de equilibrar o desafio, aumentar o número de participantes, e melhorar o desempenho. A receita, ideal,  lógica sensível, mas bem difícil de implementar. Se o caminho já está mapeado no MotoGP - eletrônica universal, congelar o desenvolvimento motor e o forte handicap imposto sobre as fábricas - no caso do SBK falava-se de uma configuração de escala, mas vai ser difícil de ser ratificado por todas as partes envolvidas.
"O corte de custos é fundamental"  analisou David Tardozzi, que teve  um passado brilhante como diretor de equipes, como a  Ducati e a BMW.  "Acreditamos que mais equipes precisam ser capazes de participarem dos campeonatos e o show pode ser o mesmo que se vire um segundo mais lento. A Dorna terá que enfrentar um sério problema no caso o interesse em declínio, tanto em termos de mercado de produtos como de patrocinadores. Sua abordagem na Superbike será inteligente, que é dado o prazo de um ano para descobrir resultados no campeonato, colocar as pessoas de confiança ao lado de quem já trabalhou lá," completou o ex-dirigente de equipe. A receita ideal, lógica, sensível, porem mais difícil de implementar. Eis alguns tópicos dessa entrevista dada a um vespertino italiano e que tivemos acesso:
- Se o caminho já está mapeado no MotoGP - eletrônica universal, congelar o desenvolvimento motor e forte handicap imposto sobre casas - no caso do WSBK falava-se de uma configuração de escala, mas deverá ser difícil de ser ratificado por todas as partes envolvidas.
"O corte de custos é fundamental. " Analisou Tardozzi David, ex-piloto da série derivada com um passado como gerente de equipe da Ducati e BMW.
- No entanto, a retirada da BMW poderia ser interpretado como um mau presságio ...
"Eu não estou convencido de que foi uma decisão tomada pensando na futura regulamentação da WSBK ou de seu prestígio. Pelo contrário, eu acredito que é a vontade de fazer outros investimentos, ditada pelo seu menor interesse em competir em comparação com outros fabricantes."
- Como recebeu tal anúncio?
"Para mim, foi um duro golpe. Acreditar  não esperava essa decisão. Havia uma percepção de perigo no meio. Veio de uma forma incisiva, e o mais interessante,  este ano o título está ao alcance com o Melandri. "
- Isso pode criar um efeito dominó?
"É possível, e refiro-me especialmente a Aprilia, que já renovou o interesse no MotoGP e é a única equipe oficial 100%. Mas, Dall'Igna tem uma alma esportiva e sempre acreditou nesse projeto e vai fazer de tudo para continuar. Tal como o  Domenicali  da Ducati, que conta com a estrutura de fábrica e não opta pela retirada total. "
- O que pode a patrocinador  inclinar-se em investir na WSBK comparando a MotoGP?
"Os custos por centímetro quadrado. WSBK tem um grande valor em função do espetáculo, e a Dorna tem o potencial de desenvolver os melhores aspectos de divulgação na televisão e na mídia em geral, recebendo cobertura melhor do que eles  são capazes de realizar. O fato de um único campeonato de velocidade na mídia para o  próximo ano poderia ser crucial. "
- Assim, como esta a "saúde" do campeonato Superbike?
"Seria utópico usar esses termos quando há menos de 20 pilotos no grid e ele mal chega a um milhão de espectadores por corrida, mas eu acredito que o potencial de WSBK permanece intacta, com melhor exposição na mídia e algumas mudanças regulatórias, como um teto de preço de freios e suspensão, ao invés de limite para o número de motores - que podemos alcançar uma redução rentável para todas as partes envolvidas ".
- O que você acha da proposta de se transformar em uma espécie de Campeonato Europeu CEV?
"Não faz sentido em termos de infraestrutura, e eu entendo o desejo por parte da FIM para revigorar o que antes era um passo necessário antes de passar para o mundial. Contudo, a Federação deve primeiro fazer mais para unificar as regras a nível nacional e internacional em várias categorias. Assim facilitaria a formação de pilotos e a contenção de custos. Isso, na minha opinião, deve ser a prioridade., não faz sentido, por exemplo, que na Europa utilize regras que poderão ser diferentes de um país para outro."
- Esta proposta poderia ser interpretado como uma tentativa de desvalorizar o WSBK?
"Talvez no passado, mas agora que a Dorna administra as duas ligas não há nenhuma razão para pensar assim. Precisa na verdade redimensionar os dois, colocando-os de volta em uma época que já não é o que era e manter a diversidade que já existia. O raciocínio é simples : redução de custos, aumento dos participantes e, consequentemente, o show."


-imprensa/it-

Nenhum comentário: