terça-feira, 23 de julho de 2013

MotoNotícia: " Etapa de Laguna Seca viveu momentos históricos"

Marc Márquez não precisa mais provar sua condição de " garoto prodígio" da MotoGP, ficou demonstrado sua performance desde os treinos livres - embora sofresse uma queda sem maiores consequências-, no Red Bull GP dos EUA, nona  e etapa de recesso da temporada 2013  , o novato da Honda conquistou sua terceira vitória na categoria após fazer uma ultrapassagem sobre ninguém menos que Valentino Rossi e mais, no duelo com seu ex-rival na Moto2, Stefan Bradl, também se deu muito bem. Marc, largou da segunda posição no grid, não fez uma boa largada e foi superado pelo próprio Rossi na primeira curva, quase perdendo também a terceira posição para Lorenzo. 
Ainda na primeira volta,  cometeu um pequeno erro na subida da reta Rahal, voltando a ser ameaçado novamente por Lorenzo e por Álvaro Bautista. Refeito do começo complicado, Márquez aproveitou a grande superioridade dos modelos RC213V em relação a YZR-M1 no traçado de Laguna Seca, e foi para cima do heptacampeão de forma incisiva. Na quarta volta, Marc emparelhou por fora com o “Doutor” para a entrada da temida Saca-Rolha, fazendo uma manobra precisa para ganhar a posição. Rossi ainda tentou dificultar a vida do piloto da Honda e espalhar na segunda perna, mas Márquez aproveitou a zebra e a área de escape em asfalto para se segurar e consumar a ultrapassagem. A cena foi uma " cópia" de 2008, quando Rossi praticou manobra bastante semelhante contra o então campeão Casey Stoner, em sua temporada na Ducati. “Vou cobrar os direitos autorais”, brincou o veterano, na entrevista coletiva pós-prova. A partir de então, o debutante reviveu a luta pelo título de 2011 na Moto2 e iniciou uma perseguição ao surpreendente Bradl, que abrira uma boa vantagem nas primeiras voltas a bordo de sua Honda satélite. Depois de encostar no competidor da LCR e estudá-lo por algumas voltas, Márquez enfim encontrou espaço para superá-lo  por dentro, na freada para a última curva, quando a volta 19 já estava em seu encerramento. O atual líder abriu diferença segura o suficiente para confirmar sua terceira triunfo na temporada sem sustos, tornando-se o primeiro estreante a conseguir uma vitória no exigente circuito da Califórnia.
Bradl também cruzou a linha de chegada comemorando, já que, depois de marcar sua primeira pole na divisão principal no sábado, ele fechou a boa campanha em Monterey com o primeiro pódio, em segundo. Rossi ainda se segurou dos ataques de outra Honda satélite, conduzida por Bautista, para garantir um lugar no pódio pela terceira vez seguida. Dani Pedrosa, lutou contra sua lesão na clavícula esquerda, tanto quanto Lorenzo, e fizeram uma prova discreta, porém demonstrando espírito esportivo em participar da etapa americana. Cal Crutchlow, também teve um desempenho abaixo da média para a Tech 3 Yamaha, na sétima colocação, depois de ter rodado muito bem nos treinos.
A dupla da Ducati Team,Nicky Hayden e Andrea Dovizioso travaram uma luta doméstica pelo oitavo posto e, entre diversas trocas de posição, o americano levou a melhor. Héctor Barberá aproveitou um erro de Aleix Espargaró, que caiu sozinho na sétima volta, para levar sua Avintia FTR-Kawasaki ao décimo lugar, sendo o melhor colocado entre as motos CRTs. Com os resultados de Laguna Seca, Márquez subiu para 163 pontos e disparou na liderança do campeonato, abrindo 16 pontos em relação a Pedrosa. Lorenzo é o terceiro, com 137. Em ascensão na tabela, Rossi chegou a 117, restabelecendo a hegemonia de Honda e Yamaha nas quatro primeiras posições. Outra cena marcante desta etapa foi no final da prova, quando Rossi - o maior campeão em atividade deu um caloroso abraço na nova estrela da categoria- reconhecendo a qualidade de sua ultrapassagem.A MotoGP entra agora em recesso de quase um mês e volta à ação no dia 18 de agosto, novamente em solo americano, com o GP de Indianápolis  e com o retorno de Ben Spies à pista.

Nenhum comentário: