quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MotoNotícia:" Red Bull Grande Prêmio de Indianápolis suas estatísticas "

Indianápolis marca o reinício da temporada de 2013 do MotoGP e promete mais um período de muita emoção na motovelocidade. Marc Márquez venceu as duas últimas provas em Sachsenring e Laguna Seca, mas esse pode não ser o único número na mente dos rivais do estreante... 
 
37 – Já se disputaram 37 corridas de MotoGP sem um vencedor americano; a última vez que esse fato ocorreu foi com Ben Spies que venceu o Dutch TT de 2011.

32 anos – No primeiro dia de treinos do Grande Prêmio de Indianápolis fazem 32 anos que Barry Sheene venceu o GP da Suécia de 500cc em Anderstorp. Esta foi a última vez que um britânico venceu um GP na categoria rainha.

29 – A vitória de Marc Márquez em Laguna Seca representou a 29ª vitória o piloto espanhol em Grandes Prêmios, com isso igualou a marca de Loris Capirossi ao longo de toda a sua carreira. Mais uma vitória e Márquez iguala o total de vitórias do Campeão do Mundial de 125cc Luigi Taveri.

27 – Já foram disputadas 27 corridas de MotoGP sem que um piloto americano terminasse no pódio; o último a conquista-lo foi Ben Spies na última corrida de 2011 em Valência. Esta é a mais longa sequência sem pilotos americanos nos três primeiros da categoria rainha dos GPs . O piloto americano Kenny Roberts Jr. conseguiu uma sequência de 33 corridas com vitórias, na primeira etapa do MotoGP em 1999 na Malásia.

17 anos – No dia em que será realizada a corrida do Grande Prêmio de Indianápolis se passaram exatamente 17 anos em que Alex Crivillé bateu Mick Doohan no GP da República Checa de 1996 por apenas 0,002 segundos. Esta foi a mais curta diferença entre os dois primeiros das 500cc desde a introdução da cronometragem eletrônica em 1990.

8 – Luís Salom e Maverick Viñales estiveram no pódio nas oito primeiras corridas do ano. Em 65 anos de história dos Grandes Prêmios apenas outro piloto conta com mais longa sequência de resultados nos três primeiros no início de temporada de Moto3/125cc; o feito é do atual dono de equipe, Fausto Gresini, que venceu dez das 11 primeiras corridas de 125cc da temporada de 1987.

7 – As últimas sete corridas de MotoGP nos Estados Unidos AAoram ganhas por pilotos Honda. A última vez que a vitória nos EUA não foi para um piloto Honda foi em 2010, quando Jorge Lorenzo venceu em Laguna Seca com a Yamaha.

5 anos – No dia da qualificação do GP de Indianápolis fazem cinco anos que Stefan Bradl venceu o GP da República Checa nas 125cc, em 2008, para se tornar no sexto filho de piloto de GP a conquistar vitórias em Grand Prêmios.

3 – Os pilotos Honda venceram a corrida de MotoGP em Indianápolis nos últimos três anos.

3 - Indianápolis é um de apenas três dos atuais circuitos onde Jorge Lorenzo não partilhou o pódio em qualquer das categorias dos GPs; os outros dois são Austin e Valência.

2 – Marc Márquez venceu as duas corridas que já disputou nos Estados Unidos em 2013. Se também ganhar em Indianápolis torna-se-a no terceiro piloto da história a vencer três corridas da categoria rainha num só país no mesmo ano. Os outros pilotos que atingiram esta marca foram Jorge Lorenzo (Jerez, Barcelona e Valência em 2010) e Casey Stoner (Barcelona, Aragon e Valência em 2011), todas as vitórias foram conquistadas pelos dois pilotos na Espanha.

1 - O único piloto que conseguiu somar pontos em todas as corridas já disputadas este ano é Andrea Dovizioso. Já Aleix Espargaró não somou pontos no GP dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: