quinta-feira, 17 de outubro de 2013

MotoNotícia: "Os números do Tissot Grande Prêmio da Austrália"

Sem dúvidas, a grande notícia à chegada do MotoGP a Phillip Island é a possibilidade de Marc Márquez se tornar no mais jovem campeão mundial da categoria rainha. Mas são muitos os outros números e fatos de interesse que rolam nesta etapa. O anúncio pela Aspar Team da contratação de Nick Hayden e a troca de equipamentos, saindo das ARTs e indo para Honda...

300 – O segundo lugar de Marc Márquez no GP da Malásia foi 300º pódio da Honda na classe de MotoGP.

33 – Marc Márquez necessita apenas somar 33 pontos nas últimas três corridas do ano para garantir a conquista do título de MotoGP mesmo que o rival mais próximo, Jorge Lorenzo, vença as três provas que ainda faltam disputar.

31 – O piloto australiano, Damian Cudlin celebra o 31º aniversário no dia da qualificação do GP em casa.

30 - O quinto lugar de Dominique Aegerter no GP da Malásia foi a 30ª corrida consecutiva em que terminou nos pontos. A última vez que ficou sem marcar pontos foi quando terminou em 18º na corrida de abertura da temporada de 2012, no Qatar. Apenas dois pilotos ao longo dos 65 anos de história dos GPs contam com sequências mais longas de resultados consecutivos nos pontos na categoria intermédia: Luca Cadalora com 34 e Andrea Dovizioso com 31.

25 – A vitória de Dani Pedrosa em Sepang foi a sua 25ª no MotoGP. Trata-se do mesmo número de vitórias em GPs da categoria rainha conseguidos pelo campeão mundial das 500cc de 1993, Kevin Schwantz, ao longo da sua carreira.

22 - Zulfahmi Khairuddin celebra o 22º aniversário no dia da corrida do Grande Prêmio da Austrália.

18 - Os pilotos KTM venceram as últimas 18 corridas de Moto3 e a marca austríaca pode agora igualar um recorde já que apenas a Honda conta com sequência mais longa de triunfos sucessivos na classe de 125cc/Moto3: 19 nas temporadas de 1990/91.

17 anos – No dia do GP australiano, fazem exatamente 17 anos da data em que Loris Capirossi venceu pela primeira vez na classe de 500cc, no GP da Austrália de Eastern Creek, em 1996. Mick Doohan e Alex Criville lutaram pelo triunfo, mas os dois colegas de equipe acabaram colidindo-se na última volta.

11 anos – No domingo faz exatamente 11 anos que Jeremy McWilliams, aos comandos de uma Team KR Proton, se qualificou na pole para a corrida de MotoGP de 2002 em Phillip Island. Esta foi a última pole de uma 2 tempos na categoria rainha e a primeira da Bridgestone.

8 - No GP da Malásia Marc Márquez partiu da pole pela oitava vez em 2013. Apenas dois pilotos na era do MotoGP contam com oito, ou mais, pole positions numa só temporada: Valentino Rossi (nove em 2003) e Casey Stoner (nove em 2008 e 12 em 2011).

5 – Phillip Island é um de apenas cinco circuitos do presente calendário em que Jorge Lorenzo ainda não venceu no MotoGP; os outros são Sachsenring, MotorLand Aragón, Sepang e Circuito das Américas.

5 – Phillip Island é também um de apenas cinco dos atuais traçados onde Dani Pedrosa ainda não venceu

no MotoGP™; os outros são Losail, Circuito das Américas, Assen e Silverstone.

Nenhum comentário: