segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Motonotícia: "Os primeiros 100 dias de Dall'Igna na Ducati"

 
Já se passaram 100 dias desde  que o engenheiro Gigi Dall'Igna foi colocado no comando da Ducati Corse. Um pequeno espaço de tempo durante o qual o designer , além de se preocupar com a reorganização do departamento de competição da Ducati também teve que lidar com questões técnicas de importância primordial, não só relacionado com o desenho da futura Desmosedici, mas também , de forma mais simples , como melhorar os dois projetos - das GP13 e da 1199 Panigale - que não participaram na fase de conceito , mas que agora o seu desenvolvimento está sob a sua responsabilidade. Isto é, enquanto , variáveis aconteciam nos dois principais campeonatos - MotoGP e Superbike - com mudanças nos regulamentos e, especialmente em perspectiva, com o nascimento da "Open" e da "Evo", na obtenção de resultados e de precisar tomar decisões igualmente importantes tanto para o presente quanto para o futuro.
Um trabalho em que ele ainda está nos bastidores, com o início do Campeonato Mundial de Superbike já batendo em sua porta, bem como os testes da MotoGP em Sepang, mas com a obrigação de planejar uma estratégia em curtíssimo prazo para as duas categorias no  menor tempo possível. Entretanto, muitos nós ainda terão que ser desatados.
De acordo com nossa fonte, direto da Casa de Borgo Panigale Dall'Igna , vamos procurar  entender como foram os 100 dias de  Dall'Igna na Ducati na gestão da difícil tarefa de levar a Ducati, aos níveis competitivos de suas concorrentes japonesas.
 O que se sabe é que Gigi Dall'Igna durante a sua primeira conferência de imprensa em Valencia, falou das novas regras do MotoGP com a Open. "Alguns raciocínios certamente tornaram-se  obrigatórios não diria que é a nossa prioridade número hum, o novo regulamento mas isto, nos deixa com alguma liberdade, já que o foco da Ducati esta em sua  capacidade de mudar o motor durante o ano, em função de uma empresa/parceira necessitar da evolução de motor, isto sim  é um dos pontos mais importantes".
Falando da evolução dos projetos e testes com a GP14, ele explica que será pouco provável que a diferença em 2013 possa ser recuperada com apenas dois meses de trabalho, em relação a Honda e Yamaha. Devemos manter o nosso foco que é o desenvolvimento da moto, mas não ganhar com o benefício do novo regulamento, mas ganhar, trazendo na pista uma motocicleta superior as demais." declara Dall'Igna.
Ainda sobre as regras; ele afirma: " Ela realmente depende de que tipo de mudanças que você quer fazer e pelo tempo que você tem que apresentá-las. Nem tudo depende do motor. Há mudanças que são independentes do motor. Tudo, portanto, depende do momento que se considere atualizar seu motor." " Exatamente, porque a configuração com a - fábrica- onde você tem que perfurar cinco motores que devem permanecer intactos, mesmo para as mudanças mais triviais, como os eixos de transmissão."
A regra diz, uma vez feita a escolha do motor este não poderá ser nem trocado e muito menos alterado. Ainda sobre as opções das novas regras, ele foi enfático em relação ao hardware: "Absolutamente não. A presença da Ducati dentro do MSMA está fora de questão, a Casa decide qual opção deve aderir ao regulamento e pronto." " Em relação ao hardware não é absolutamente o mesmo, mas a unidade é apenas o primeiro nível. No entanto , o software não é mais seu, então você não pode controlar."
Quanto aos testes comparativos considerou: " Não fizemos muitos. O software da Dorna é muito menos desenvolvido do que o da Casa. Fazendo uma avaliação objetiva , no entanto , ainda é cedo para se fazer julgamentos. O software tem problemas inerentes. Ou pelo menos não temos dados comparativos a esse respeito, e acharia estranho que tivéssemos. Durante estes meses , no entanto , eu não tenho focado nisso. no momento em que a prioridade é garantir o desenvolvimento do protótipo para os pilotos e deixar a melhor performance possível. Yonni Hernandez realizou dois testes em Valência e Jerez. e depois, claro, fizemos as verificações em sala de testes. eu não tenha aplicado 100% do meu trabalho nesta questão em particular."  Dall'Igna falou da expectativa de Sepang: "Antes do teste em Sepang, haverá um momento -zero- para o qual vamos participar com Michele Pirro. O teste é organizado pela Yamaha que provavelmente vai tentar o teste em Nakasuka e para o teste teremos para cada um dos pilotos, uma GP13 e uma GP14 nova." Comentou sobre um teste comparativo com uma Open.
"Esperamos de verdade que isso aconteça. Nós devemos primeiro fechar a lacuna de desempenho para decidir como evoluir a moto. 
Devemos procurar imediatamente analisar as duas configurações dos protótipos e ver se o GP14 é melhor do que o anterior. Vamos tentar começar com uma guarnição nas primeiras corridas. Este é o objetivo". Devemos estar prontos para o Qatar, no circuito de Sepang, primeira etapa da temporada 2014. Mas, há tempo suficiente para fazer grandes mudanças durante o ano, o nosso propósito e evoluirmos continuamente." Yonny Hernandez na Pramac, vai pilotar uma Ducati GP13, e Dovizioso uma GP14, da classe aberta.
É o que estão fazendo todos os fabricantes na classe Aberta. Ele estará fazendo, a Honda construiu uma motocicleta de propósito, e também prevê-se evolução nos motores e especificações do chassis Yamaha". Gigi, discorreu sobre um ponto interessante, onde aparece os fãs da marca e estes divididos, em dois aspectos, se a falha é do motor ou do chassis na Ducati, problema que vem lutando nas últimas duas temporadas. " Bem, é certamente verdade que uma vez que você projetou o motor feito basicamente para o quadro, a arquitetura do motor não é uma escolha, mas o engenheiro construtor do quadro da Ducati sabe fazer quadros e estou mais otimista agora do que antes de iniciar  a aventura com a Ducati . Na Ducati encontrei pessoas de muita competência e de alto nível em todas as áreas. Mas, o primeiro problema que enfrentei foi o da organização interna da Ducati Corse.  É a organização que faz você fazer as coisas melhor ou pior e tem sido um ponto fraco da Ducati nos últimos anos. equipe ,departamento de competição,  e com a equipe de teste. Todos devem trabalhar em estreita colaboração concordar com as regras da Casa".
Perguntado sobre a diferença do protótipo GP14  em relação a que a precedeu, ele afirma: " A GP14 não pode ser dito ter surgido a partir de minha experiência, eu apenas tentei inserir ou alterar as coisas que poderiam ser significativa do ponto de vista do desempenho para Sepang, que são importantes para entender se você não pode fazer para fechar a lacuna. das três primeiras corridas , então, podemos criar um banco de dados para um novo projeto mais encorpado".
"Quanto ao motor em L  ou V 90º.  "Vamos dizer que prefiro esperar ate ver e poder avaliar os dados de teste e as primeiras corridas, por isso que , se você me perguntarem se é melhor motor L ou V 90 ° não poderia dar uma resposta precisa neste momento. Também porque ver  como o motor é montado agora você não pode definir mais L e não é um exemplo brilhante de um motor de 90 ° V , do outro lado do oceano." Sobre os testes oficiais, relata: "Em minha experiência com teste onde você pode fazer de 60 a 70 % do seu trabalho na moto, mas  não tem como concluí-lo. O resto você tem que fazê-lo com os pilotos que irão participar das corridas, e sobrecarregando o piloto de teste a virar com certas estruturas que não são naturais, e isto serve apenas para provocar confusão, não se consegue fazer progressos na moto.
Um teste , com o Pirro , é suficiente, porque na  verdade, ele força você a pensar sobre as coisas importantes em primeiro lugar. usa mais a cabeça do que as mãos" . Neste sentido a Open é mais favorável, pois permite que você possa realizar mais experiências,  pois além dos 19 Grandes Prêmios, o piloto ainda tem um tempo disponível muito limitado." Entretanto Pirro, não fará os testes da Superbike, ele deve dedicar-se ao desenvolvimento da moto e permanecer focado no MotoGP.
Na Superbike eu diria que nós usaremos os mesmos recursos de 2013. Haverá uma equipe de teste se dedicando que não têm os mesmos meios e recursos do MotoGP, mas está estruturada de acordo com as necessidades da SBK, com uma estrutura separada que vai mudar em 2014 é que haverá um amálgama melhor entre os dois grandes projetos, MotoGP e SBK, com uma reorganização pensando sobre como transferir a tecnologia do MotoGP para o SBK e vice-versa, e poderá acontecer testes que venham a ser decididos pela primeira vez no SBK , mas que também possam serem utilizados no MotoGP."
Para encerrar falou sobre a possibilidade de Lorenzo fazer parte da equipe Ducati em 2015: "Eu digo que estou muito feliz com os pilotos que estão atualmente na Ducati em 2014, mas o problema é que neste momento não são os melhores pilotos para o desenvolvimento da nossa moto, mas certamente Lorenzo ou Marquez, são definitivamente, condutores de referência. acredito que ainda é cedo para fazer qualquer tipo de previsão ou raciocínio. precisamos nos concentrar no desenvolvimento da moto , antes de qualquer outra coisa."
 

-imprensa/it-

Nenhum comentário: