sábado, 15 de março de 2014

Motonotícia: Defesa do título é o desafio de Marc Marquez nesta temporada"

Em entrevista coletiva para a imprensa especializada o campeão mundial de MotoGP fez uma análise do início da temporada, num momento em que esta se recuperando de uma fratura no perônio. O garoto revelação da temporada 2013, já esta em contagem regressiva pela primeira corrida de 2014 no Qatar, que será realizada no final de semana de 23/3. O atual campeão não participou dos últimos testes devido a sua lesão e tem consciência de que não estará cem por cento de sua forma física mas, esta otimista que irá conseguir participar das primeiras provas do campeonato. O piloto da Repsol Honda fala sobre a segunda temporada na categoria e falou de sua recuperação:
- " Estou melhorando de minha lesão. O osso já está recuperado, o que é muito importante, e cada vez que passo com o Dr. Mir ( médico que atende os pilotos do MotoGP- ele me diz que a minha condição está em boa recuperação. Estou gradualmente fazendo mais exercícios, por isso vamos ver como estarei no Qatar. É claro que não estarei 100%, mas vou tentar dentro do possível, estar preparado para as provas". Depois de estar a dois meses fora da pista Marc fala de suas expectativas.
- " Claro que preferia ir para o Qatar bem preparado depois de uma pré-temporada normal, mas a realidade é outra. Tenho que ter calma, especialmente no primeiro treino, porque já não piloto há quase dois meses. A verdade é que o primeiro teste em Sepang correu tudo muito bem e o fato de termos conseguido experimentar muitas coisas na moto, me deixa tranquilo,  mas claro que ainda temos alguns acertos necessários ainda pendentes. Vamos ter que trabalhar um pouco mais nas primeiras corridas. A prioridade no Qatar é levar as coisas com calma”. O piloto da Repsol Honda, que esteve no comando do protótipo 2014 em fevereiro, concorda que houve muitas mudanças em relação a máquina da temporada passada no quesito regulamento, mas diz que o seu novo equipamento é muito semelhante ao modelo anterior.
- "Obviamente que tivemos de adaptar a moto aos novos regulamentos, em especial no que diz respeito ao consumo de combustível. O chassis e o braço oscilante são diferentes, mas o seu comportamento é muito semelhante. O mais importante é que tivemos melhoras. Com estas alterações e a base que já tínhamos do ano passado estamos bem, mas claro que ainda temos que avaliar tudo nos diferentes circuitos”. Questionado como ele encara o fato de três pilotos espanhóis estarem na briga pelo título e do rejuvenescimento de Valentino Rossi, que já mostrou que estará disposto a buscar mais um título em sua já vitoriosa carreira no MotoGP e as novas regras Open. 
- "O campeonato mundial de 2014 será muito difícil e mais ainda depois de ter assistido a pré-temporada em casa. Muitos pilotos fizeram bons tempos. Vai também ser interessante ver como as coisas funcionam sob as regras Open, porque em especial na qualificação podem ficar muitas vezes à nossa frente graças ao pneu traseiro macio. A competição será maior – é claro que, em teoria, os nossos maiores adversários são Jorge Lorenzo ou Dani Pedrosa, mas o Rossi acabou de fazer uma grande pré-temporada; está com um ritmo forte, que foi o que lhe faltou no ano passado. Vamos também estar atento com a Ducati, tem também a estreia de Pol ESpargaro no MotoGP e de Aleix ESpargaro com as regras Open. Tenho a certeza que vai ser muito divertido para os fãs da motovelocidade." Depois de conquistar o título, não acredita que seja favorito ao título e diz que terá que trabalhar muito o lado emocional, pois a pressão que sofrerá estará presente a partir do momento em que os pilotos entrarem na pista, para os treinos livres.
- "A pressão estará lá, para ser campeão e para defender o título. Vamos ter que ter cuidado, porque logo desde a primeira sessão vamos ter o mundo olhando para nós. Na primeira corrida temos a desculpa de não termos participado da pré-temporada, mas também nossa equipe precisa ver como esta o comportamento da moto. Entretanto, o importante é conquistar pontos e, depois, em Austin vai ser outro fim de semana normal”. A defesa do título será o seu grande objetivo, pois até então nunca esteve nesta posição anteriormente. 
- "Vai ser interessante passar pela experiência de ter que defender o título, porque até agora sempre que venci um título passei para a categoria seguinte. Este ano, apesar de estar na mesma categoria, é um novo desafio para mim. Nunca tive esta experiência antes e acredito que será muito bom. Não vou correr com o número 1, porque o número 93 deu-me sorte e não quis mudar. Mas, sei que sou o atual campeão e vamos tentar defender o título”. Sua previsão para o top 3 desta temporada e que será também o 20º aniversário da equipe Repsol Honda, é de que sejam três pilotos espanhóis.
- "A minha aposta para o MotoGP é, apesar de parecer mal será;  Eu em primeiro e o Dani em segundo, para comemorar o 20º aniversário da Repsol Honda e o Jorge (Lorenzo) em terceiro”. Devemos lembrar ao piloto espanhol que a realidade pode ser outra, principalmente com as novas regras, pilotos altamente competitivos e a atual performance de Rossi. Mas, enfim vamos aguardar o início do campeonato, porque as primeiras provas já nos darão expectativas mais concretas dos favoritos ao top 3 da temporada 2014.

Nenhum comentário: