terça-feira, 27 de maio de 2014

Motonotícia: " Em breve poderemos ter um novo autódromo de padrão internacional"

A alguns meses atrás recebi um convite inusitado para acompanhar um projeto de um novo autódromo, dentro dos padrões internacionais e normas da FIM e FIA. Durante este tempo percebi as dificuldades de emprender no Brasil, ainda mais se tratando de algo que poderá movimentar a economia local e propiciar o fomento esportivo aos adeptos da velocidade. Por sua extensão territorial o País possui uma quantidade muito inferior de autódromos comparando-se a Inglaterra que possui área menor que o estado do Ceará. 
Os poucos que existem não estão aptos a receberem eventos, sem que haja a necessidade de se adequar com grandes reformas para atender as exigências e normas dos orgão reguladores de eventos como o MotoGP - que teve seu cancelamento por não atender os requisitos necessários - , a Fórmula 1, o WSBK e outros do mesmo porte que poderiam ter o Brasil em seu calendário anual. Dados do Ministério do Turismo destacam a relevância da F1 para o Brasil. “O automobilismo é um evento importante para a economia turística do país”, afirma a pasta em comunicado. 
 “A realização do GP do Brasil de F1 movimentou R$ 230 milhões durante o ano passado, entre investimentos de empresas particulares e gastos de turistas”. Falando à REVISTA WARM UP, o presidente do conselho da Fecomercio SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), Marcelo Calado, explica que a etapa brasileira da F1 é o evento mais importante no calendário da cidade, levando em conta o retorno financeiro. “Em termos de receita, a F1 representa o principal evento de São Paulo”. Hoje, o turista que vem para a corrida deixa mais dinheiro, e o gasto médio é maior do que a previsão do turista que virá para a Copa do Mundo assistir a um jogo na cidade.
“Em termos qualitativos, o turista da F1 é muito mais viável e muito mais rentável, do que os turistas para uma Copa do Mundo” compara o executivo. O X-TRACK MOTORSPORT, enfim esta se tornando uma realidade e pronto para sair  das pranchetas virtuais. Vislumbrando este segmento do mercado o escritório EDUARDO TERRA ARQUITETOS ASSOCIADOS vem trabalhando há três anos no desenvolvendo de uma proposta de autódromo para seus parceiros e investidores. Durante este tempo estabeleceu contato direto com a DORNA – empresa detentora dos direitos do MotoGP e WSBK - para buscar informações necessárias para suprir as necessidades do empreendimento e para receber seus eventos. 
Por se tratar de competições de motocicletas, onde a questão de segurança é muito mais restritiva, o novo autódromo atende  todas as considerações solicitadas pelos mesmos. Neste período em que acompanho o desenvolvimento do projeto, destaco a dificuldade em se conseguir área para implantar o empreendimento, que muitas vezes seus proprietários ficam vislumbrados com o projeto e julgam estarem aptos para realizar o projeto em vôo solo. Na verdade, existe uma equipe de profissionais trabalhando no projeto com know how no assunto, e isto faz a grande diferença. Vejam que não estamos falando da construção simplesmente de uma pista, mas sim de um autódromo e brevemente estarei aqui noticiando o lançamento oficial do empreendimento e o início de suas obras. Aguardem os acontecimentos...

Bem, em função do grande número de acessos a esta matéria vai ai uma exclusiva. Uma foto do projeto final do paddock


Nenhum comentário: