terça-feira, 27 de maio de 2014

Motonotícia: " Mugello palco de grandes corridas"

Mugello já foi palco de grandes corridas ao longo dos anos, alguns fatos mostram o porque.

- A primeira vez que Mugello recebeu um Grande Prêmio foi em 1976. A corrida de 500cc foi ganha por Barry Sheene com um diferença de 0,1s sobre Phil Read, numa corrida que durou 62 minutos. Época em que os  pilotos da Suzuki dominavam na categoria máxima do MotoGP, Waerum Borge Nielsen foi o primeiro piloto a quebrar a hegemonia da  Suzuki ao terminar em décimo com uma Yamaha.

- O desenho de Mugello mantem-se praticamente o mesmo desde 1976, com o perímetro oficial da pista de 5,245 km.

- A Yamaha tem sido o construtor melhor sucedido na era das 4-tempos de MotoGP em Mugello com um total de oito vitórias; cinco consecutivas de 2004 a 2008, além das vitórias de Lorenzo nos últimos três anos. A Honda venceu por três vezes na categoria, sendo a última com Dani Pedrosa, em 2010. A única vitória da Ducati em Mugello foi em 2009 com Stoner.

- Valentino Rossi é o piloto que obteve o maior número de vitória no circuito, em todas as classes, com um total de nove vitórias: uma na 125cc e outra na 259cc, juntando-se no total de sete vitórias consecutivas no MotoGP, a última  em 2008.

- Loris Capirossi foi o primeiro italiano a vencer na categoria rainha em Mugello; na corrida de 500cc de 2000 após intensa batalha com os compatriotas Max Biaggi e Rossi, depois que os dois foram ao chão nos momentos finais da prova.

- 2013 foi o ano que pela primeira vez desde 1995 em que nenhum italiano terminou no pódio na categoria rainha em Mugello.

- O último recorde de velocidade máxima em Mugello é de 349 km/h estabelecido por Dani Pedrosa na primeira sessão de treinos livres de 2009; é a mais elevada velocidade de ponta do MotoGP em qualquer circuito.

- A corrida de MotoGP em Mugello em 2004 foi a mais curta da categoria rainha. A corrida durou apenas seis voltas, depois da primeira tentativa ter sido interrompida devido à chuva e depois reiniciou com o restante de voltas da prova de acordo com os regulamentos da época.

- Itália, Holanda e Reino Unido, são três únicos países que recebem eventos de Grande Prêmio desde 1949, quando foi realizado o primeiro Campeonato Mundial.

Nenhum comentário: