terça-feira, 23 de setembro de 2008

TÍTULO DA MOTOGP PODE SER DECIDIDO EM MOTEGI


O A-Style Grande Prêmio do Japão de 28 de setembro é a primeira oportunidade de Valentino Rossi assegurar o sexto Campeonato do Mundo da MotoGP e, ao mesmo tempo, uma das últimas oportunidades de Casey Stoner frear o italiano. Com o Campeonato do Mundo da MotoGP chegando a reta final antes do encerramento em Valência, o Twin Ting Motegi vai receber a 15ª jornada de 2008 dia 28 de setembro com o A-Style Grande Prêmio do Japão.

Mas isso não significa que a tarefa seja fácil. No ano passado Rossi cedeu o título de forma discreta na corrida da MotoGP, caindo na classificação para 13º com problema mecânico, numa situação que permitiu a Stoner dar ao luxo de não precisar ir além de um sexto posto.
O vencedor do título de 2008 das 800cc poderá ser conhecido neste fim-de-semana e, ao contrário do que aconteceu no ano passado, agora é Valentino Rossi que tem a possibilidade de fechar o Campeonato do Mundo no Japão.


Chegando a Motegi com 87 pontos de vantagem, a honra de ser o piloto mais bem sucedido na história da categoria máxima e numa seqüência de quatro vitórias consecutivas, Rossi precisa apenas terminar em quarto no Japão para garantir o sexto título da MotoGP.
Stoner tem poucas chances de evitar que Rossi conquiste o sexto Campeonato do Mundo da MotoGP, mas ainda está bem posicionado para lutar pelo vice-campeonato. O piloto da Ducati tem uma vantagem de sete pontos sobre Dani Pedrosa, da Repsol Honda, que está atualmente numa seqüência de cinco corridas sem pódios – a mais longa da sua carreira de Grandes Prêmios desde que se estreou em 2001.


Um piloto que retornou ao pódio nos últimos tempos é Jorge Lorenzo, o companheiro de equipe de Rossi na Fiat Yamaha. O espanhol recuperou a confiança depois de uma série de quedas para garantir dois terceiros lugares em duas corridas, fazendo dele também um candidato ao segundo posto do Campeonato e dando uma preciosa vantagem na corrida ao título de “Melhor Estreante do Ano”.

O grande rival de Lorenzo e também estreante Andrea Dovizioso terminou no pódio na corrida das 250cc do ano passado no Japão. O futuro do JiR Team Scot e, em conseqüência, o seu próprio destino para 2009, deverá ser conhecido em Motegi.
Com as suas equipes já definidas para a próxima temporada, Chris Vermeulen, Colin Edwards e Nicky Hayden estão separados por apenas 13 pontos na luta por um lugar entre os seis primeiros em 2008. Enquanto os dois primeiros renovaram os seus contratos com a Suzuki e a Yamaha, respectivamente, Hayden vai deixar a Honda rumo à Ducati no final do ano.
O piloto da casa Shinya Nakano e Toni Elias, do Alice Team, completam a lista dos dez primeiros, à frente do vencedor das últimas três edições de Motegi Loris Capirossi.

Nenhum comentário: