terça-feira, 21 de outubro de 2008

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DO MOTOGP


MotoGP é a estréia mundial do campeonato de motociclismo, com uma temporada de 18 Grandes Prêmios em 14 países do mundo que reúne os melhores fabricantes como as motocicletas Honda, Yamaha, Suzuki, Ducati, Kawasaki, Aprilia e KTM - acrescida de uma cultura de elite de pilotos de todos os cantos do mundo. As motocicletas são utilizadas e específicas para fins do MotoGP-racing são protótipos construídos, que não estão disponíveis para serem comercializadas, e não pode ser legalmente utilizada em via pública.
Os melhores fabricantes
O Grand Prix-Road Racing World Championship foi primeiro organizado pela Federação Internacional de Motorcycling (FIM) em 1949 e tem sido administrado por direitos comerciais pela Dorna Sports sob a supervisão da FIM desde 1992.
O todo "poderoso chefão" do MotoGP Carmelo Ezpeleta da Dorna
É o mais velho Campeonato Mundial existente. O MotoGP começou uma nova era em 2002, quando os regulamentos revistos permitiram a participação de motos com motores de quatro tempos. Para a temporada 2007 da MotoGP adaptação de motos de 990cc para 800cc cilindradas resultou em um espetáculo ainda mais emocionante, com maiores velocidades e curvas ainda mais competitiva em cada circuito - padrões que continua este ano. Além disso, na abertura da rodada de 2008, o MotoGP tornou-se o primeiro Campeonato Mundial a ter prova noturna, sediado no Circuito Internacional de Losail.

O “state-of-the-art “ são holofotes com um novo sistema de iluminação que permite uma luminosidade fantástica – depois utilizada também na F- ! – um fato inédito que se iniciou nesta temporada no GP de Catar. Em um final de semana de Grande Prêmio, existem três corridas individuais, para cada uma das três categorias da MotoG; as 800 cc que é a principal – conhecida na Europa como a categoria rainha-, as de categoria intermédiária as 250 cc e as 125 cc.
800cc
250cc
125cc
No MotoGP, o teste final para os melhores talentos em corridas de MotoGP, em que a capacidade máxima do motor deslocamento é agora de 800cc (motores de quatro tempos) a idade mínima para os condutores é de 18 anos. Para as 250cc, considerada intermediária (motores twin) a idade mínima para os condutores é de 16 anos. Já nas 125cc - classe que oferece a jovens pilotos a chance de conseguir dar o seu primeiro passo no Grand Prix, onde a capacidade 125cc (motores de cilindro único), a idade máxima para os condutores é 28 anos (25 anos de idade para os que possuem carteira de super motards ou para o recém-contratada piloto correndo pela primeira vez nas 125cc) e a idade mínima é 15 anos.
Formação de um "grid"
As corridas começam a partir da formação de um grid que é composta de três posições iniciais por linha (quatro por linha, nas classes 250cc e 125cc), começando com lugares garantidos pelas sesões de qualificação, com o piloto mais veloz ficando com a famosa pole-position.

As corridas podem variar entre 95 km e 130 km de distância e costumam durar cerca de 40 a 45 minutos. A seleção é, portanto, absolutamente fundamental e são realizada pelas equipes após consulta com os seus pilotos com base no conhecimento da pista, as condições meteorológicas e o desempenho da moto durante a sessão livre prática, a pré-qualificação e a sessão warm-up. Um balanço crítico terá que ser encontrado pelas equipes quanto a resistência e a aderência dos pneus, como soft “pressão” dos pneus que permitem velocidades cada vez mais rápidas, mas que desgasta rapidamente os pneus, embora difícil, e menos aderentes os pneus “duros” não permitem grandes velocidades. Por isso há um consenso de se colacar os dois tipos “duro” na traseira e “macio na “dianteira”, muito utilizado por Valentino Rossi.

Nenhum comentário: