domingo, 4 de outubro de 2009

MotoGP: " Simoncelli soma quinta vitória da temporada em Estoril "


As emoções do bwin.com Grande Prêmio de Portugal começaram muito cedo com a sensacional corrida das 250cc, na qual o Campeão do Mundo Marco Simoncelli (Metis Gilera) voltou a apresentar-se em alto nível, isto apesar de sua participação modesta nas sessões de treinos e de ter sido terceiro na qualificação. O italiano partiu muito bem, assumindo a liderança da corrida, mas contou com forte oposição de vários rivais, alguns deles ficando pelo caminho ainda muito cedo. O candidato ao título e segundo da geral Álvaro Bautista, da Mapfre Aspar Team, foi o primeiro a ficar pelo caminho ao cair na Parabólica Interior à quatro voltas do final e quando rodava em terceiro lugar. Mas a verdade é que o espanhol, que venceu a prova do ano passado, não foi o único a cair, com Raffaele de Rosa (Scot Racing Team 250cc) a ter igual sorte numa passagem pela linha de chegada e precisamente no mesmo local. O italiano, que rodava em segundo quando viu o azar bater-lhe à porta, ainda logrou voltar à corrida, mas desistiu pouco depois.

Enquanto isso, Hector Barberá (Pepe World Team) entrava em luta acirrada com Mike di Meglio (Mapfre Aspar Team) depois não ter largado bem da pole. O espanhol e o gaulês rodaram sempre colados, trocando várias vezes de posições ao longo das 26 voltas da corrida. Não satisfeitos com a luta durante a prova, Di Meglio e Barberá disputaram a segunda posição até cruzarem a linha de meta com o mesmo tempo final. A Direção de Corrida atribuiu depois, de acordo com o regulamento, o segundo posto a Di Meglio por este ter assinalado a segunda melhor volta da corrida, já que a melhor foi de Simoncelli. Com esta disputada luta pela segunda posição, e com dois rivais a ficarem fora de prova muito cedo, Simoncelli não teve problemas em isolar-se na frente, fazendo uma corrida solitária rumo ao quinto triunfo da temporada, isto após ter sido segundo na prova de 2008 no Estoril.

Um resultado que se revelou como “vingança perfeita” depois da desistência em casa há cerca de um mês na pista de Misano. Espetador atento de toda a corrida foi o líder do campeonato Hiroshi Aoyama. O japonês da Scot Racing Team 250cc só na qualificação da tarde de sábado se mostrou mais forte ao garantir o quarto posto do grid e apesar de ter feito má partida, concluiu a corrida em quarto. Um resultado que se revelou positivo em termos de campeonato por força do abandono do seu principal adversário, Bautista, que lhe valeu mais algum espaço de manobra para lutar título, graças aos 26 pontos de margem que agora soma, face aos 13 que detinha à chegada em Estoril. Jules Cluzel (Matteoni Racing) foi quinto, enquanto Ratthapark Wilairot (Thai Honda PTT SAG), Thomas Lüthi (Emmi-Caffe Latte), Mattia Pasini (Team Globalgest), Alex Débon (Aeropuerto Castello Blusens) e Karel Abraham (Cardion AB Motoracing).

Nenhum comentário: