sexta-feira, 9 de abril de 2010

MotoGP: " O Commercialbank Grande Prêmio do Qatar em números"



986 –Casey Stoner acumulou até agora 986 pontos na categoria de MotoGP. Se terminar em primeiro ou segundo no Qatar ele será o 17º piloto a passar a barreira dos 1000 pontos em Grandes Prêmios da Classe Rainha.

199 –Valentino Rossi pontuou em 199 corridas das três categorias. Se terminar entre os primeiros 15 no Qatar, ele será o terceiro piloto a alcançar a marca de 200 pontos em Grandes Prêmios. Os dois pilotos que já chegaram a esta marca são Loris Capirossi e o brasileiro Alex Barros.

136 –O Qatar será o 136º Grande Prêmio desde o início das quatro tempos em 2002. Dos pilotos que entraram na primeira corrida de MotoGP em 2002, no Japão, apenas Valentino Rossi e Loris Capirossi continuam competindo em Grandes Prêmios.

99 –Nicky Hayden já pontuou 99 vezes. Uma posição entre os 15 primeiros no Qatar fará dele o 15º piloto a pontuar por 100 vezes em corridas da Classe Rainha.

10 –No primeiro dia de treinos livres no Qatar irá comemorar-se o décimo aniversário do Grande Prêmio de Suzuka, onde Norick Abe venceu a corrida de 500cc, Daijiro Kato a corrida de 250cc e Youichi Ui a corrida de 125cc. Esta foi a única ocasião em que pilotos japoneses venceram as três corridas de um Grande Prêmio.

7 –Este será o sétimo Grande Prêmio realizado no circuito de Losail e o terceiro noturno. Ducati é a equipe com mais sucesso no Qatar, com três vitórias em MotoGP, seguida da Yamaha com duas e a Honda, com apenas uma vitória no circuito de Losail, alcançada em 2004, com Sete Gibernau.

5 – Os pilotos da Ducati venceram as corridas inaugurais dos últimos quatro anos - Loris Capirossi em Jerez, em 2006, e Casey Stoner no Qatar nos últimos três anos. Se um piloto da Ducati vencer outra vez este ano, a equipe será a segunda a vencer a primeira corrida do ano em cinco ou mais temporadas. A única equipe que conseguiu tal feito foi a MV Agusta.

4 – Se Casey Stoner vencer este ano no Qatar ele será o quarto piloto a conseguir ganhar a corrida inaugural da Classe Rainha da temporada em quatro ou mais anos consecutivos; os outros pilotos a chegar a essa marca foram Giacomo Agostini, Barry Sheene e Valentino Rossi.

3 – A temporada de 2010 marcará o quarto ano em que o limite de capacidade do MotoGP é de 800cc. Depois de Chris Vermeulen ter abandonado as corridas, há apenas outros três pilotos que vão participar no Grande Prêmio do Qatar e que competiram em todas as 53 corridas que se realizaram desde que esta regra foi introduzida, no início de 2007: Colin Edwards, Randy de Puniet e Valentino Rossi.

Nenhum comentário: