quarta-feira, 18 de agosto de 2010

MotoGP : " Revendo o Cardion ab Grand Prix Czech Republic "


Depois da pausa de Verão e com as equipes renovadas, a temporada de 2010 levou-os até Brno para mais um fim-de-semana de muita ação e novidades. O pontapé de saída foi dado na quarta-feira, com o pré-evento oficial  em Viena, com alguns pilotos, entre os quais o trio da Classe Rainha Ben Spies, Mika Kallio e Alex de Angelis  exibindo em desfile pela cidade as suas motos aos entusiásticos fãs. Na quinta-feira foi tempo para a tradicional conferência de imprensa antes da corrida e Randy de Puniet esteve presente ao lado de Jorge Lorenzo, Andrea Dovizioso, Casey Stoner e Valentino Ross, quando se  preparava para  regressar a pista apenas quatro semanas depois de fraturar  a perna na Alemanha.
No dia seguinte, o francês esteve na pista com os restantes pilotos do MotoGP para a primeira sessão de treinos livres, que foi liderada pelo líder do Campeonato Lorenzo, com a sua câmara OnBoard a captar os melhores momentos. No sábado, a história não foi muito diferente, apesar de Dani Pedrosa ter liderado a segunda sessão de treinos. O espanhol conquistou a pole à tarde durante a qualificação, numa emocionante sessão que viu Lorenzo e Rossi escaparem de duas quedas sem qualquer lesão. Nicky Hayden teve, contudo, menos sorte, partindo o rádio do seu braço esquerdo, quando faltavam 15 minutos para o final da sessão. No sábado assistiu-se ainda a dois anúncios sobre o futuro do MotoGP. O primeiro foi uma declaração oficial da Comissão de Grandes Prêmios, com o Diretor Executivo da Dorna Carmelo Ezpeleta a explicar as regras do Claiming Rule Teams e da nova categoria de Moto3, ambos a ser introduzidas em 2012, bem como uma terceira sessão de treinos livres que será experimentada na prova de Aragão, em Setembro. O segundo anúncio foi a confirmação que o piloto de Moto2 Karel Abraham que irá alinhar no grid do MotoGP na próxima temporada na nova equipe satélite da Ducati.


O domingo começou com chuva para a corrida de 125 , com Nico Terol  vencendo em seu retorno após uma lesão, diminuindo a diferença para o líder do Campeonato Marc Márquez – que deslocou um ombro nos treinos e terminou em sétimo – para 23 pontos. O tempo melhorou depois para a disputa de Moto2 , na qual Toni Elías arrebatou a sua quarta vitória da temporada e consolidou a liderança no topo da classificação, dando à equipe Gresini o 100º pódio em Grandes Prêmios do Campeonato do Mundo. A corrida de MotoGP trouxe o sétimo triunfo da temporada a Lorenzo, que dilatou a vantagem na liderança do Campeonato para Pedrosa – que foi segundo – para 77 pontos. Stoner completou o pódio e todos eles estiveram mais tarde na conferência de imprensa . Contudo, o fim-de-semana estava ainda longe de terminar, porque pouco depois da corrida surgiu a confirmação oficial da Yamaha e da Ducati de que Rossi irá terminar a sua colaboração com a fábrica japonesa no final da temporada, mudando-se para a marca italiana em 2011.

Nenhum comentário: