quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MotoGP: " Marquez campeão das 125 cc "


Marc Márquez iniciou a carreira com apenas seis anos de idade após os seus pais lhe terem oferecido a primeira moto como presente de Natal quando tinha quatro anos. Iniciou-se em competições de enduro, motocross e mini-motos para crianças, passando depois para a velocidade onde se sagraria campeão regional em várias categorias. As suas apresentações chamaram à atenção do antigo Campeão do Mundo de 125cc Emílio Alzamora, que desde então foi mentor do jovem e o ajudou a entrar no Campeonato do Mundo de 125cc após ter corrido no CEV. Em 2006 foi oitavo no Campeonato de Espanha e nono no ano seguinte. Na temporada de estreia o pequeno Márquez conquistou todos com as suas corajosas prestações, assinalando um pódio em Donington e terminando em várias outras vezes nos dez primeiros. Começou a campanha tarde devido a lesão e viu a temporada ser encurtada após grave acidente na Malásia; ficou com a perna presa debaixo da moto numa queda nos treinos livres e danificou cartilagem em volta da tíbia.
De volta à boa forma e ainda com o patrocínio da Repsol e da Red Bull na equipa de 125cc da KTM no ano passado, Márquez prometeu muito, mas apenas conseguiu um pódio - 3º lugar em. Depois de ter assegurado um lugar no Top 10, acabou por terminar em oitavo na classificação geral, contudo sabia que teria que cair menos se queria chegar de forma consistente aos  pódios. Com o fim da participação da KTM no Campeonato do Mundo no final de 2009, Márquez assinou com Ajo Motorsport para este ano e correu ao longo da temporada com uma Derbi, seguindo os passos de lendas espanholas como Angel Nieto ou Jorge Martinez “Aspar”. A temporada de 2010 começou de forma idêntica à temporada anterior, com Márquez lutando por lugares no pódio, mas  não evitando as quedas, apesar da desistência em Jerez, entre duas corridas em que terminou em terceiro, tenha sido mais motivada por problemas mecânicos do que por algum erro.

Porém, foi apenas uma questão de tempo para conseguir o seu primeiro triunfo, que viria a alcançar em  Mugello, dando início a uma sucessão de cinco vitórias, que o levaram até à liderança do Campeonato. Houve momentos ruins na segunda metade da temporada, com um resultado decepcionante em Brno e uma queda em Indianápolis quando liderava a corrida, e apesar de ter vencido em Misano, foi vítima de uma colisão em Mugello, que o levou a perder a liderança da classificação  geral. Apesar de tudo, ele voltou depois a mostrar a sua força e retornou aos bons resultados, não desistindo da perseguição pelo título. Uma dramática vitória no Estoril, a décima da temporada, mostrou que era capaz de lidar com a pressão e na última corrida em Valência terminou na quarta posição, em frente ao seu público, selando o seu primeiro título de Campeão Mundial.

Estatísticas da conquista do título de Marc Márquez:

– Com 17 anos e 263 dias, Márquez é o segundo piloto mais novo a conquistar o título mundial de Grandes Prêmios de motociclismo. O único piloto que venceu o campeonato do mundo com menos idade foi Loris Capirossi em 1990.
– Márquez conquistou 10 vitórias em 2010, que é um novo recorde de triunfos numa única temporada na categoria de 125cc de um piloto espanhol. – Qualificou-se para a pole por 12 vezes em 2010, igualando o recorde de poles numa temporada na mesma categoria, estabelecido por Mick Doohan em 1997. – Em 2010, Márquez tornou-se no mais jovem piloto a vencer cinco corridas de Grandes Prêmios consecutivas. – Márquez é o oitavo piloto espanhol a vencer o título mundial de 125cc, juntando-se a: Angel Nieto (1971/72/79/81/82/83/84), Jorge Martinez (1988), Alex Criville (1989), Emilio Alzamora (1999), Dani Pedrosa (2003), Alvaro Bautista (2006) e Julian Simon (2009). – Este é o 5º título mundial na categoria de 125cc para pilotos da Derbi. Os outros foram Angel Nieto (1971 & 1972), Jorge Martinez (1988) e Mike di Meglio (2008).


Nenhum comentário: