Após espetacular abertura da temporada no Qatar, o MotoGP chega à Europa nste fim-de-semana para o Grande Prêmio bwin de Espanha, a prova de 2012. Após o excelente início de ano em Losail, as expectativas estarão elevadas para mais um luta pelos pontos, orgulho e progresso no Sul de Espanha com a pista de Jerez – com o maior número de público durante o Campeonato do ano passado – recebendo o 26º GP consecutivo, ma semana depois de ter confirmado a sua presença no calendário de 2013.
Jorge Lorenzo (Yamaha Factory Racing) teve um excelente início de ano no Qatar ao conquistar a primeira vitória na categoria rainha em Losail. Vencedor em Jerez nas duas últimas temporadas, o palco promete mais uma intensa batalha com a dupla da Repsol Honda Casey Stoner e Dani Pedrosa. O Campeão do Mundo Stoner não terminou no pódio na corrida do ano passado em Jerez, devido ao famoso toque entre Valentino Rossi e o australiano e que impediu este último de chegar ao final da corrida; um desfecho que contribuiu para que Jerez seja uma de apenas duas pistas no calendário desta temporada em que Stoner ainda não venceu na categoria. Terceiro no Qatar depois de problemas de pressão muscular no braço terem lhe afetado nas últimas voltas, Stoner esta determinado a levar a melhor sobre Lorenzo e os demais espanhóis.
Do outro lado da box da Honda de fábrica, Dani Pedrosa está muito motivado para a corrida em casa, ainda mais, porque nunca terminou fora do pódio em Jerez no MotoGP. Confiante após forte início de campeonato que lhe permitiu terminar em segundo no Qatar, ele vai também realizar sua 100ª corrida na categoria rainha no domingo.
Os companheiros de equipe na Monster Yamaha Tech 3, Cal Crutchlow e Andrea Dovizioso, fizeram fantástica prova no Qatar, com o britânico terminando em quarto, igualando o seu melhor resultado no MotoGP depois de se ter estreado na primeira linha do grid, enquanto o italiano deu início à carreira na Yamaha com sólido quinto posto. Nicky Hayden terminou no pódio no ano passado em Jerez e foi sexto no Qatar há poucas semanas, mas o americano também foi afetado pelo tempo no teste privado da Ducati em Mugello na semana passada onde tentava recuperar o tempo perdido durante a pré-temporada.
O seu companheiro de equipe na Ducati Team, Valentino Rossi, espera muito mais que o décimo lugar garantido no Qatar após frustrante fim-de-semana desta etapa. O italiano é o piloto melhor sucedido em Jerez, com oito vitórias em GPs (seis na categoria rainha), e no dia da corrida Rossi torna-se no terceiro piloto da história a totalizar 200 largadas na categoria rainha. A nova parceria de Álvaro Bautista com a San Carlo Honda Gresini começou bem no Qatar com o sétimo lugar e depois de não ter realizado o GP de Jerez do ano passado devido a lesão, o espanhol fará a seu 150º GP da carreira em todas as categorias. Com o objetivo de dar continuidade ao que foi uma positiva estreia na classe de MotoGP no Qatar, Stefan Bradl, da LCR Honda, vai tentar melhorar ainda mais a sua adaptação à RC213V numa pista onde no ano passado foi quinto na corrida de Moto2.
Já Ben Spies (Yamaha Factory Racing), apesar de não ter conquistado um bom resultado na primeira jornada, espera estar de volta ao pleno da sua performance em Jerez, onde vai tentar lutar com os pilotos da frente. Colin Edwards (NGM Mobile Forward Racing) foi o melhor das CRT no Qatar e a sua equipe realizou teste privado com a BMW-Suter em Itália na semana passada, com o piloto de Moto2 Alex de Angelis trabalhando na eletrônica, algo que o americano espera utilizar em Jerez. O gaulês Randy de Puniet (Power Electronics Aspar Team) não ficou satisfeito por ter terminado atrás do rival em Losail e vai certamente dar tudo para mais uma grande batalha, algo que outros pilotos CRT, como Yonny Hernández (Avintia Racing MotoGP) e Aleix Espargaró (Power Electronics Aspar Team), também vão tentar fazer. O Grande Prêmio bwin de Espanha será neste fim de semana -27 a 29 de Abril- com as máquinas de MotoGP indo para a pista para a primeira sessão de treinos na sexta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário