terça-feira, 8 de maio de 2012

Motonotícia: Ducati anuncia novo motor para Laguna Seca"

Em entrevista coletiva para a imprensa especializada, em Estoril o Diretor Geral e Técnico da Ducati Corse Filipo Preziosi, revelou o plano de testes da equipe em busca de melhor comportamento do motor e afirmou que Laguna Seca deverá presenciar grandes alterações na Desmosedici. Depois do sétimo posto de Valentino Rossi no Grande Prêmio de Portugal nesse mesmo Circuito de  Estoril no final de semana passado ele disse: “Acredito que o resultado deste último GP, tem por base, principalmente, os pequenos passos dados entre cada uma das sessões de treinos, mantendo a mesma afinação básica da moto e tentando apenas resolver os pequenos problemas que surgem treino a treino. É claro que o resultado foi melhor que antes, mas não está ao nível que esperamos, temos de reduzir a diferença.”
Os dois pilotos Ducati deixaram bem claro que o motor Ducati está produzindo muito mais potência, o que é, de fato, um problema quando se tenta encontrar o melhor comportamento da moto.
Prezioso sublinha os planos da Ducati para ultrapassar a questão: “Estamos trabalhando para melhorar a pilotagem. Um desses pontos é um motor com mais binário em regimes baixos e menos potência nos regimes altos. Normalmente, neste tipo de motor dá melhor pilotagem. O motor que temos agora tem muito binário mesmo nas baixas rotações e não temos mais porque o binário é o que o chassis consegue usar. Por esse motivo, há um ponto de interrogação no qual só os pilotos podem responder – se faz sentido aumentar o binário e reduzir a potência, mesmo com este tipo de motor? Por isso estamos muito interessados em testar este motor para termos esta pergunta respondida.” Ele explicou ainda como as características do novo motor devem ajudar os pilotos na pista: “Acreditamos que o comportamento do motor vai ajudar muito quando se está na inclinação máxima e se abre o acelerador. Ter uma resposta mais macia pode ajudar a evitar isso, quando se está na inclinação máxima, o pneu começa a patinar e a moto começa a subvirar. Mas estamos fazendo outras coisas no chassis para reduzirmos a subviragem.”
Com os teste pós-corrida de Estoril cancelado por questões de segurança devido às adversas condições da pista, o tempo é crucial para a formação italiana. “Penso que em Laguna Seca teremos o pacote completo. Temos coisas diferentes que pensamos que sejam boas, por isso que estamos otimistas quanto aos nossos três testes em Mugello em Maio, Junho e Julho. Vamos testar este pacote e devemos estar prontos para Laguna. O plano é testar com o Valentino em Maio e com o Nicky em Maio, Junho e Julho. Em Julho será um teste pós corrida e em Maio e Junho testes privados. O primeiro teste será em Le Mans. Infelizmente não podemos testar hoje. Se os pilotos estiverem contentes com as alterações estaremos prontos para fornecer o terceiro motor para Silverstone com essa especificação.” Contudo, nem todas as atualizações previstas por Preziosi e equipe estarão prontos no primeiro teste. “Neste primeiro teste em Mugello vamos começar a testar algo, mas já outras coisas que só chegarão em Junho e Julho. Na corrida de Mugello não vamos ter o pacote completo porque a parte do motor está relacionada com a sua utilização. A ideia é selar o terceiro motor em Silverstone e o quarto em Laguna, de acordo com a quilometragem, ai sim,  teremos o pacote completo em Mugello. Isto é pena porque o Valentino gosta muito da corrida e estamos em casa.”
E apesar do lento início de temporada, Preziosi deposita toda a confiança em Rossi e no seu Chefe de Equipe Jeremy Burgess: “É claro que este desafio está sendo realizado e porque queremos construir uma moto para o Valentino, e também porque acreditamos que uma moto de que ele goste é uma boa moto para todos os pilotos. Estamos seguindo na direção sugerida por ele. É claro que estamos tentando fazer isso da melhor forma, o que neste momento não chega ser o suficiente para sermos mais rápidos que a Honda. Mas estou certo que vamos tentar na direção que o Valentino nos mostra. Damos total liberdade ao Jeremy para definir com o Valentino qual a melhor afinação. Por isso, enquanto Ducati, a nossa tarefa é fornecer o material e acreditamos que o chefe de equipe é muito importante na box. A forma de trabalho é colocar a pessoa certa na posição certa e permitir que essa pessoa faça o que julga ser o melhor. Podemos apresentar as nossas ideias, mas a decisão final, dia a dia, treino a treino, é tomada pelo Jeremy após conversa com o Valentino.”

Nenhum comentário: