Com a grid do MotoGP chegando a Silverstone, para o Hertz Grande Prêmio da Inglaterra, apresentamos alguns fatos e números interessantes sobre o evento.
115 – Jorge Lorenzo somou 115 pontos nas primeiras cinco corridas deste ano, o mesmo total de pontos que tinha nas primeiras cinco provas de 2010, ano em que conquistou o título.
63 anos – No dia da corrida em Silverstone passaram-se exatamente 63 anos em que se comemora a data da primeira corrida de 500cc do campeonato do mundo, no Isle of Man TT em 1949. A corrida foi ganha pelo britânico Harold Daniell aos comandos de uma monociclíndrica da Norton. Todos os 35 pilotos que terminaram a corrida de 425 km, que teve uma duração de 3 horas, rodaram com motos feitas em Inglaterra por um dos seguintes fabricantes: Norton, Velocette, Triumph, AJS.
Há 45 anos – No dia qualificação em Silverstone faz 45 anos que Stuart Graham, aos comandos de uma Suzuki, venceu a corrida de 500cc do campeonato do mundo no Isle of Man TT de 1967. O pai de Stuart, Les Graham, foi o primeiro campeão do mundo de 50cc e esta foi a primeira vez que o filho de um vencedor de GPs também ganhou um Grande Prêmio.
Há 36 anos – O último britânico a vencer na categoria rainha no Grande Prêmio correndo em casa foi Tom Herron no Isle of Man TT de 1976.
21 – Pol Espargaró celebrou o 21º aniversário no domingo entre os GPs da Catalunha e da Inglaterra.
20 – Lorenzo conquistou a 20ª vitória na categoria de MotoGP na Catalunha, o mesmo total de triunfos na categoria rainha do duplo Campeão do Mundo de 500cc Freddie Spencer.
17 – Arthur Sissis festeja o 17º aniversário no primeiro dia de treinos do Grande Prêmio da Inglaterra.
16 anos e 7 dias – Eric Granado fará sua estreia em Grandes Prêmios apenas sete dias depois de ter celebrado o 16º aniversário, o que fará dele o mais jovem piloto a fazer parte de um grid de um Grande Prêmio da categoria intermédia, retirando o recorde a Chaz Davies, que tinha 16 anos e 55 dias de idade quando fez a primeira corrida de 250cc no Japão, na primeira jornada de 2003. Um bom começo para Eric.
3º – O terceiro lugar de Andrea Dovizioso na Catalunha foi o primeiro pódio de MotoGP de um piloto não de fábrica desde que Colin Edwards terminou em terceiro no GP da Inglaterra do ano passado.
2 – Após cinco corridas de Moto3 nesta temporada são apenas dois os pilotos que somaram pontos em todas as jornadas já disputadas: Sandro Cortese e Alberto Moncayo.
1º – O terceiro lugar de Miguel Oliveira no GP da Catalunha foi o primeiro pódio da história de um piloto português em Grandes Prêmios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário