sábado, 30 de agosto de 2008

PILOTOS OPINAM SOBRE VELOCIDADE E SEGURANÇA NAS CURVAS

Quando a MSMA, adminstradora da Moto GP, decidiu mudar a cilindrada das motos de 990 cc para 800 cc, argumentaram como motivo principal que as "mil" estavam alcançando velocidade muito forte nas retas e é certo que a velocidade máxima foi reduzida em uns 10 km/h, mas, em contrapartida, foi aumentada consideravelmente a velocidade em curvas. Sobre estas circunstâncias de maior risco, se manifestaram publicamente alguns pilotos.
Valentino Rossi
"Em um ano e meio as motos melhoraram muítissimo nas curvas, a eletrônica e o desenvolvimento dos pneus é muito forte e estamos mais rápidos e este é o problema, temos que ir um pouco mais devagar. A eletrônica é uma possível solução, mas é complicado controlar todos os sistemas para evitar que alguém faça algo ilegal. Para mim foi um erro mudar a cilindrada das motos, mas acho que é impossível voltar atrás agora".
Casey Stoner
"Parece que os fabricantes estão chegando a um acordo para fazer algo muito difícil. É um assunto de segurança em função da velocidade muito alta nas curvas e que segue aumentando cada vez mais. Por isto, estão tratando sobre como reduzi-la. Trocar novamente a cilindrada das motos não fará diferença, pois seguiremos indo mais rápido nas curvas. Pensam que com motores maiores e limites de velocidade nos farão ir mais lentos na metade das curvas e não é assim.
Quanto mais “potência tem o motor, mais difícil será encontrar aderência”.

Jorge Lorenzo
"Não quero uma categoria onde possa ir rapidíssimo e muito inclinado junto ao solo somente se tiver um bom pneu, onde seja necessário ter tudo perfeito para ir depressa, poder inclinar e acelerar ao máximo quando estiver quase tocando com o ombro no solo. Essa não creio que seja a melhor maneira de demostrar a qualidade dos pilotos. É possível ser bom indo um pouco mais devagar nas curvas".

Nenhum comentário: