terça-feira, 30 de setembro de 2008

AGORA É OFICIAL: MOTOGP TERÁ MESMO FORNECEDOR ÚNICO DE PNEUS


O que já era discutido há muito tempo na categoria enfim se tornou oficial. A partir de 2009, a MotoGP trabalhará com um único fornecedor de pneus. O anúncio foi feito ontem por Carmelo Ezpeleta, diretor da empresa que detém os direitos da competição. "Por motivos de segurança e de custos, decidiu-se que haverá apenas um fornecedor de pneus na MotoGP a partir de 2009”, afirmou o dirigente, destacando que todas as equipes receberão os compostos sem ter que gastar um centavo.
“A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) comunicará a todas as marcas interessadas para apresentarem suas ofertas até a próxima semana. A decisão sobre a escolhida será anunciada no dia 18 de outubro, na Malásia”, completou. Neste ano, a MotoGP tem trabalhado com duas fabricantes de pneumáticos, a Michelin e a Bridgestone, condição que deveria ser mantida na opinião de algumas pessoas, como Jerry Burgess, chefe de engenharia da Yamaha. “Sou contra isso, pois este é um campeonato de protótipos e são necessários o máximo de fatores nesse sentido para impulsionar a categoria. Se essa alteração baixar o nosso nível, poderemos facilmente nos transformar num pseudo-campeonato de Superbike”, atacou.
“Nós já vimos isso na Fórmula 1. As corridas serão inteiramente previsíveis sempre com os mesmos quatro pilotos no topo, Valentino (Rossi), Casey (Stoner), (Daniel) Pedrosa e Jorge (Lorenzo)”, opinou Burgess.


Em 2007 e 2008, a temporada foi amplamente dominada pelas motocicletas calçadas com os pneus Bridgestone. Tamanha era a diferença dos compostos que pilotos como Valentino Rossi e Daniel Pedrosa decidiram trocar os Michelin pela borracha japonesa. Contudo, desde Motegi, que circula informação que a Ducati, teria enviado proposta à Michelin e podem fechar parceria. É esperar pra ver.

Nenhum comentário: