Em um curto espaço de tempo, as três maiores fábricas de motos da China poderão apresentar novos modelos para enfrentar os fabricantes japoneses e europeus em segmentos de mercado de maior valor agregado, as motos de maior cilindrada.
O nicho inicial escolhido foi o das "nakeds" de 4 cilindros. Loncin, Zongshen e Jialing tem projetos de desenvolvimento de motores de 4 cilindros para uso em modelos num futuro próximo. As nakeds chinesas, provavelmente, num primeiro momento, não estarão no mesmo nível de uma Honda Hornet, Yamaha FZ6 e outras, mas serão bem mais baratas, o quê deverá ser um grande atrativo para os consumidores.
A Jialing é o fabricante original de várias marcas de motos chinesas e de algumas "brasileiras" que estão sendo comercializadas por aqui. Até o final deste ano, várias destas marcas deverão apresentar novidades no segmento "mini-custom", até 250 cilindradas. Para 2009, lançamentos de motos off-road e motard de até 400 cilindradas já são esperadas. Em 2010 é bem provável que estas novas motos de 600 cilindradas cheguem por aqui, o que tornará cada vez mais difícil a situação dos tradicionais grandes fabricantes. O ponto positivo desta invasão chinesa em mercados "premium", e não somente de motos populares e de massa, é que estes tradicionais fabricantes devem começar a dar mais atenção ao fomento de esportes com motos, qualificação de sua rede de distribuição e qualidade de atendimento ao consumidor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário