quarta-feira, 29 de outubro de 2008

NOVO PNEU BRIDGESTONE BATTLAX BT-016 CHEGA AO MERCADO

Casey Stoner e Marco Melandri participaram em Jerez de la Frontera do lançamento internacional do novo Battlax BT-016, um pneu de última geração desenvolvido diretamente com tecnologias derivadas da experiência da Bridgestone no MotoGP.


No circuito de Jerez, foram realizados testes de pista para a imprensa especializada para marcar o lançamento internacional do novo pneu Bridgestone Battlax BT-016, uma linha de pneus desenvolvidos para as cada vez mais exigentes motos esportivas, para utilização tanto em pista como em estrada. Os novos BT-016 incorporam várias tecnologias que a marca tem utilizado e desenvolvido nos mais recentes anos, especialmente com os dados obtidos em provas do MotoGP. A maior novidade deste pneu é a tecnologia de diferentes compostos de borracha utilizados: “3LC” na frente e “5LC” na traseira, ou seja, o pneu dianteiro tem um composto no centro diferente do que é utilizado nas zonas laterais, que respondem de forma distinta. O traseiro tem três compostos diferentes em três faixas, central, intermediária e na área dos ombros. Na carcaça destaca-se a utilização do “MS-Belt”, uma tela em cabo de aço que garante a manutenção de seu formato em todas as condições. Em primeiro lugar, chama à atenção a construção do Bridgestone BT-016 que está baseada na reconhecida plataforma HTSPC (High Tensile Super Penetrated Cord) da Bridgestone. Em segundo lugar, destaca-se como novidade a utilização da última tecnologia de compostos multicapa SACT (Straight And Cornering Technology).
No pneu dianteiro são utilizados dois tipos de borracha: No meio um composto mais duro para melhor performance em frenagens, principalmente, e nas laterais um composto mais macio para melhor aderência em curvas.


O pneu dianteiro construído de 3 camadas (3LC): Um composto central mais duro para melhorar a estabilidade em reta e aumentar a sua vida útil e nas laterais um composto mais brando que garante uma boa aderência.
No pneu de traseiro existem três compostos de borracha: ao centro para uma melhor estabilidade e longevidade, nas laterais para melhor desempenho em aceleração e nos extremos para maior aderência em curvas.


O pneu traseiro compõe-se de cinco camadas (5LC): Como no dianteiro, a banda central procura a boa estabilidade e longevidade. O composto da faixa intermédia pretende garantir a melhor tração e a aplicação de um terceiro e mais macio composto na área dos ombros proporciona uma aderência lateral em inclinações mais agressiva. No que se refere à escultura do pneu, a área de contato central do BT-016 dianteiro apresenta um padrão de sulcos diagonais cruzados em forma de «S» proporcionando maior controle e um melhor comportamento em pista molhada.

O pneu traseiro tem sulcos em forma de «L» e a parte central permanece lisa oferecendo uma melhor tração e reduzindo o ruído de rolagem. As esculturas de ambos os pneus proporcionam uma melhor aderência graças, entre outras coisas, à sua baixa percentagem de sulcos.

Nenhum comentário: