sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

MAIS UMA MOTO COM DIREÇÃO POR BRAÇO OSCILANTE


Para aqueles que ainda se lembram da Yamaha GTS 1000, cuja concepção da direção foi recentemente recriada na Bimota TESI 3D, aqui fica outro projeto, desta feita com base numa R1. A Tier Motorsports, um escritório de engenharia e projetos da Califórnia, redesenhou uma R1 aplicando-lhe o conceito de Hub-center steering (HCS), aquilo que conhecemos como monobraço dianteiro, e que substitui o tradicional garfo. Este conceito, criado em 1991 por Massimo Tamburini , com a Bimota Tesi original (a 1D), foi agora aplicado numa R1.

O objetivo deste desenho é proporcionar um eixo de rotação completamente vertical da roda dianteira, o que proporciona uma resposta muito mais direta e consistente na mudança de direção do que uma suspensão convencional. Este conceito permite ainda criar motos virtualmente sem quadro, já que o sistema é fixado ao motor, à semelhança do que já frequentemente acontece com o braço oscilante traseiro.
A redução de peso também é substancial, já que o aumento do diâmetro das suspensões telescópicas em busca de mais rigidez tem o seu “custo” em peso. Neste momento há apenas duas motos em produção com este sistema, a TESI 3D e a Vyrus 985. A Clássica GTS 1000 ainda se consegue comprar usada, contando com unidades em muito bom estado de conservação, apesar de ter sido um daqueles modelos controversos que nunca gerou consenso relativamente às suas capacidades.- fonte motociclismo-pt.-


VIRUS 985

BIMOTA TESI 1D ( ORIGINAL)

BIMOTA TESI 3D (atual)

A CLÁSSICA GTS 1000 - 1993

Nenhum comentário: