quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ICONOCLAST: "uma moto na medida certa de seu criador"


Donald Atchinson, um americano, engenheiro e entusiasta de motos, decidiu no início do novo século (Outubro de 2001) criar a ECOSSE Moto Works, Inc. Desde então, agarrou-se aos seus antigos desenhos, passou inúmeras horas ao computador e desenhou as suas criações inspiradas nos seus gostos particulares e materiais exclusivos.
Entre outras, apresentou ao mercado a Iconoclast, uma moto exclusiva que faz jus ao seu nome, contrariando todas as tendências da customização, empregando materiais nobres, desenhos limpos e um bom conceito tecnológico.

A Iconoclast tem um quadro construído em tubo de Cromo-molibdénio, soldado à mão com tecnologia TIC, testado de acordo com os parâmetros FEA (Finite Element Analisis - simulação computorizada dos esforços a que determinadas estruturas são submetidas e conseqüentemente afetadas por vibrações, temperaturas ou cargas), e um braço oscilante também em tubo, com um desenho tipo treliça, que serve de depósito de óleo e ao mesmo tempo de dissipador de calor.

As suspensões dianteiras são Öhlins, completamente ajustáveis e feitas à medida, o amortecedor traseiro é “feito em casa” para permitir diversos modos de afinação, que podem variar entre o género “Dragster, Cruiser ou Road Racer” e que possui um curso total de 165 mm, capaz de garantir um ótimo desempenho em termos de conforto, nos pisos mais desfavoráveis. Os freios são ISR radiais, sendo os dianteiros compostos por dois discos, cada um profrenagem perfeita, que pode ainda ser facilmente regulada por um botão acessível ao condutor.

Um motor de dois litros de acabamento mate, com um bloco em alumínio, dinamicamente contrabalançado para redução do nível de vibrações, filtro de ar e carburador desenhados para permitir o máximo ajustamento dos joelhos ao quadro enquanto proporcionam um significativo aumento de potência, e um escape desenhado cuidadosamente pela Yoshimura para garantir um binário o mais elevado possível, fazem com que esta Ecosse Iconoclast debite 135 cv com um binário de quase 20 Kgm.
Em termos de conforto, a Iconoclast tem tudo o que pode fazer falta aos mais sensíveis: pés reguláveis para o condutor e o passageiro, assentos em gel, isolamento de vibrações no guiador, manetes ajustáveis…

Como equipamento de controle destaca-se o conjunto do velocímetro e taquímetro que permite programação da medição dos tempos de, por exemplo, arranque 0-100 (que o fabricante garante ser de 2,8 seg) ou quarto de milha (que por cá equivale aos 400 metros de arranque, e que é anunciado com sendo um “low 10 seconds” portanto, inferior a 10 segundos).Toda a Iconoclast é decorada com o logo “das Gárgulas” exclusivo da marca, seja pintado no depósito ou maquinado nos escapes ou diversas tampas. O toque final é dado pelo número de série que fica exposto no suporte do guidão. Enfim, tudo o que seja preciso para poder faturar 44.000 libras ao cliente interessado (valor de venda em Inglaterra correspondente a aprox. 50.000 euros ou 150.000 reais).- motociclismo pt-

Nenhum comentário: