segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Phoenix: " Bubba vence a 2a. etapa do AMA-Supercross "
Phoenix foi à segunda etapa da temporada do AMA Supercross em 2009. Na primeira etapa, na semana passada, a “zebra” Josh Grant levou a melhor e largou na frente no maior campeonato da modalidade. Entretanto, dessa vez, os favoritos conseguiram se impor, e quem levou a melhor foi James Stewart, que venceu um duelo eletrizante com Chad Reed — atual campeão — com a mínima vantagem de 0,5s.
Na categoria Lites, o piloto da Suzuki Ryan Dungey foi soberano e conquistou uma importante vitória. Veja como foram as classificatórias e as finais da 2ª etapa.
Lites Heat 1
Chris Blose ficou com o primeiro holeshot da noite. Porém, a liderança de Blose durou poucas voltas, Jake Weimer —vencedor da 1ª etapa —, fez a ultrapassagem e apesar da proximidade de Blose no restante das voltas, Weimer confirmou a vitória e a vaga na final.
A briga pela 3ª posição aconteceu afastada dos líderes, Dan Reardon, Ryan Sipes e Ryan Clark, travaram um bonito duelo, e depois de algumas trocas de posições, Reardon ficou com o 3º posto, com Sipes e Clark na seqüência.
Resultado
1. Jake Weimer (Kaw)
2. Chris Blose (HON)
3. Dan Reardon (HON)
4. Ryan Sipes (KTM)
5. Ryan Clark (Hon)
6. P. J. Larsen (Kaw)
7. Daniel Hendrix (HON)
Lites Heat 2
Na segunda classificatória da categoria Lites, dois dos favoritos à vitória estavam alinhados — Ryan Dungey e Jason Lawrence. Apesar disso, a disputa não ocorreu, o atual campeão sofreu uma forte queda no início e não teve como brigar por boas posições. Já Dungey, fez uma excelente prova e venceu com tranqüilidade. Justin Brayton e sua KTM foi segundo e Eric McCrumman garantiu a terceira posição.
Resultado
1. Ryan Dungey (Suz)
2. Justin Brayton (KTM)
3. Eric McCrummen (Hon)
4. Cole Seely (Suz)
5. Ryan Morais (Kaw)
6. Cedric Soubeyras (Yam)
7. Topher Ingalls (Yam)
LCQ
Na última chance de classificação da categoria Lites, dois grandes nomes estavam presentes. Jason Lawrence e Trey Canard — ambos campeões de suas Costas em 2008. Entretanto, Lawrence que sofreu de um mal começo, e Canard que caiu e abandonou a prova, não se classificaram. Com dois fortes candidatos sem a as duas últimas vagas, quem se deu bem foi: Shaun Skinner e Alex Martin.
Resultado
1. Shaun Skinner (Hon)
2. Alex Martin (Hon)
3. Derek Costella (Hon)
4. Michael Horban (Yam)
5. Sean Borkenhagen (Hon)
6. Sean Collier (Yam)
7. Chris Gosselaar (Kaw)
8. Jason Lawrence (Yam)
9. Scott Champion (Hon)
10. Vernon McKiddle (Hon)
Supercross Heat 1
Ryan Villopoto fez mais um holeshot na segunda etapa do campeonato. Entretanto, o jovem piloto da Kawasaki sofreu uma forte pressão desde o início. Primeiro foi Milsaps quem empurrou Villopoto, porém, algumas voltas depois Reed já era o segundo em cima do piloto da Kawasaki. O australiano e atual campeão do AMA fez a ultrapassagem sobre o estreante da categoria e venceu com tranqüilidade. Quem mostrou um excelente desempenho foi o experiente Kevin Windham, que veio de traz e conseguiu fechar na segunda posição. Villopoto foi o terceiro com a dupla da Honda Andrew Short e David Milsaps em quarto e quinto.
Resultado
1. Chad Reed (Suz)
2. Kevin Windham (Hon)
3. Ryan Villopoto (Kaw)
4. Andrew Short (Hon)
5. Davi Millsaps (Hon)
6. Mike Alessi (Suz)
7. Bobby Kiniry (Kaw)
8. Troy Adams (Hon)
Supercross Heat 2
Josh Grant continuou mostrando em Phoenix porque venceu a 1ª etapa. E logo na largada de sua classificatória saiu na frente. Segudo por James Stewart, os dois logo abriram grande vantagem dos demais. Apesar do esforço, Grant não consegui segurar a liderança e perdeu a primeira posição para Bubba. Que venceu a prova com uma pequena diferença para Grant. Mais atrás na terceira posição, Tedesco e Josh Summey, lutaram bastante durante as oito volta da curta bateria. No fim, Summey fechou em terceiro com tedesco em quarto.
Resultado
1. James Stewart (Yam)
2. Josh Grant (Yam)
3. Charles Summey (KTM)
4. Ivan Tedesco (Hon)
5. Timmy Ferry (Kaw)
6. Josh Hill (Yam)
7. Josh Hansen (Yam)
8. Paul Carpenter (Kaw)
Final Lites
A bateria final de Lites começou com Jake Weimer em 1º, o piloto da Kawasaki vencedor da abertura da temporada estava disposto a manter-se 100% no campeonato. No entanto, Ryan Dungey e sua Suzuki não deixavam o nº19 escapar.
Weimer liderou as seis primeiras voltas, porém, uma queda na sessão de areia empurrou o líder da temporada para o quinto lugar. Dungey que vimha logo atrás se beneficiou e assumiu a primeira posição. Sem cometer erros o piloto da Suzuki confirmou a vitória e a liderança na classificação. Brayton, Morais travaram um bom duelo pelo segundo posto, os dois andaram próximos por toda a bateria, mas no fim Brayton deu a equipe KTM o segundo lugar. Morais foi o terceiro a frente de Weimer que conseguiu se recuperar até o quarto lugar. Porém, mesmo assim caiu para a 2ª posição no campeonato 2 pontos atrás de Dungey.
Resultado
1. Ryan Dungey (Suz)
2. Justin Brayton (KTM)
3. Ryan Morais (Kaw)
4. Jake Weimer (Kaw)
5. Chris Blose (Hon)
6. P.J. Larsen (Kaw)
7. Ryan Sipes (KTM)
8. Cedric Soubeyras (Yam)
9. Ben Evans (Hon)
10. Dan Reardon (Hon)
Final Supercross
Josh Grant está se mostrando um excelente largador com sua YZF 450 e, mais uma vez ficou com o holeshot da final na categoria principal.Apesar da boa largada, Grant não resistiu e ainda na primeira volta foi ultrapassado por Stewart, duas voltas depois foi a vez de Reed ganhar a posição de Grant. Daí para frente o que se viu foi uma perseguição alucinada de Reed para cima de Bubba. O australiano se esforçou muito e aos poucos encostou no líder da bateria. Em uma batalha emocionante, os dois mostraram porque são considerados os melhores pilotos de Supercross da atualidade. Reed fez de tudo para conseguir a vitória, mas Bubba resistiu a pressão e ao término das 20 voltas, cruzou a linha de chegada em 1º pouco mais de 0,5s do australiano. Josh Grant terminou em um confortável terceiro lugar, enquanto Ivan Tedesco fechou na quarta posição.
Resultado
1. James Stewart (Yam)
2. Chad Reed (Suz)
3. Josh Grant (Yam)
4. Ivan Tedesco (Hon)
5. Andrew Short (Hon)
6. Kevin Windham (Hon)
7. Ryan Villopoto (Kaw)
8. Josh Hill (Yam)
9. Timmy Ferry (Kaw)
10. Davi Millsaps (Hon)
11. Mike Alessi (Hon)
12. Charles Summey (KTM)
Brasil
O nosso reepresentante no AMA Supercross, o mineiro Jorge Balbi, novamente não conseguiu uma vaga na final. Em sua Heat, Balbi acabou caindo na primeira curva e deixou a vaga escapar. Já na repescagem, o atual campeão do Dunas Supercross terminou na décima primeira posição.
- fontes- site oficial ama/mxracing
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário