quarta-feira, 30 de setembro de 2009
MotoGP: " Stoner regressa a pista em Estoril"
Comunicado oficial de imprensa da Ducati Marlboro
A formação italiana tem trabalhado arduamente em duas frentes desde o final de Julho; por um lado em conversas com os médicos na Austrália para saber como está a recuperação de Casey, por outro dando continuidade ao exaustivo desenvolvimento da Desmosedici, a mesma com que Nicky tem conseguido fazer grandes progressos e que culminou num pódio em Indy e mais sinais de grande competitividade em Misano até à queda sem culpa na primeira volta. Fora da competição durante dois meses e sob supervisão de uma equipe médica especializada na sua terra natal (Dr. Neil Halpin, Médico Desportivo, Dr Jeremy Coleman, Médico, Dr Harry Grunstein, Endocrinologista e Professor Jonathan Silberberg, Cardiologista), que se manteve em contato com o Prof. Fabio Catani (Especialistas em Patologias e Sistema Locomotor no Instituto Rizzoli de Bolonha e médico da Ducati há vários anos) e com o Dr Claudio Macchiagodena da Clínica Móvel, Casey tem sido submetido a uma série de testes e exames especiais.
Os resultados dos testes excluíram anomalias patológicas de origens cardiovascular, respiratória ou neurológica. Os exames também não mostraram qualquer tipo de infecção virulógica. Contudo, o relatório médico efetuado pelo Prof. Silderberg e pelo Dr. Coleman revelaram pressão arterial baixa e falta de sódio, fatores que os médicos acreditam terem sido as principais causas dos problemas físicos que obrigaram à interrupção da temporda por parte do piloto da Ducati.
Os médicos concordaram que excesso de treino terá sido o fator mais comum mostrado durante os testes e que os efeitos das lesões e cirurgias dos últimos anos foram a causa da fraqueza física e da exaustão que o australiano começou a sofrer há alguns meses. Os médicos também confirmaram que a sua sugestão de fazer Casey parar de correr no final de Julho foi absolutamente necessária para evitar o agravamento de toda a situação. Após o último exame médico a que foi submetido na semana passada antes de deixar a Austrália, os médicos confirmaram que, apesar de não estar totalmente recuperado, estar em melhor forma física que em Julho e que o seu peso voltou aos 60kg, que está perto do ideal. Casey vai voltar à pista este fim-de-semana apesar de não estar no pico de forma e vai continuar sob supervisão médica ao longo dos próximos tempos, com a dieta rica em sódio a ter como objetivo aumentar a pressão sanguínea e funcionalidade muscular. O piloto falou a imprensa: “Estou mesmo com muita vontade de retornar a pista e muito mais ainda neste fim-de-semana. Depois de três corridas parado este foi o maior período da minha vida em que estive afastado das corridas. Foi muito difícil aceitar a opinião dos médicos para parar de correr. No passado corri lesionado, como nas últimas corridas de 2008 quando tinha o pulso partido, mas desta vez não era mesmo possível e é claro que tive pena pela equiper. Agora estou de olhos postos em voltar a estar com a equipe e espero conseguir ser mais competitivo que no passado, mas vamos ter de esperar para ver. Os médicos colocaram-me numa dieta com tabeletes de sal para aumentar os meus níveis de sódio, mas temos de ver se isso ajuda. Vamos compreender mais durante o fim-de-semana. É claro que vai ser difícil: para começar não sabemos se vai funcionar porque estive fora da moto durante muito tempo, de tal forma que os músculos vão ter de voltar a ganhar força para a corrida. Mas, como disse, estou ansioso por voltar a correr e a trabalhar na moto com os olhos voltados para o futuro.”
Livio Suppo, também falou a imprensa: “Estamos mesmo muito contentes por o Casey estar de novo conosco. Nunca tivemos dúvidas que ele voltaria a estar connosco no Estoril. Sabemos que ainda não está a 100% e temos de esperar que nas últimas quatro corridas da época ele consiga ganhar força de forma gradual e trabalhar com o Nicky para ajudarem o Filippo a desenvolver a moto. Com esse objectivo em mente, temos algumas coisas para experimentar neste fim-de-semana, em particular nova carenagem desenhada para ajudar a melhorar o comportamento da moto em ventos fortes e rápidas mudanças de direcção. Espero mesmo que o Nicky tenha mais sorte depois de Misano porque a época dele melhorou de forma gradual e estou certo que vai continuar a tendência este fim-de-semana.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário