quarta-feira, 24 de março de 2010

MotoGP: " Bridgestone recolhe importantes dados do Teste de Catar"


O último Teste de pré-temporada no Catar ofereceu uma última oportunidade às equipes de afinarem as suas montos antes do início do campeonato que se inicia em 11 de Abril no Circuito Internacional de Losail, mas representou também a possibilidade dos fornecedores de pneus Bridgestone fazerem rodar os compostos que vão ser utilizados no primeiro Grande Prêmio de 2010. A Bridgestone apresentou compostos frontais de slicks médios e extra duro e traseiros médios e duros aos 17 pilotos presentes no Teste e a apresentação foi boa, apesar das condições exigentes em que se apresentava a pista do deserto. A areia causou alguns problemas na primeira sessão, na quinta-feira, mas os frontais extra duros e os traseiros duros — ambos compostos mais duros que os apresentados na corrida do ano passado — ajudaram a combater o problema. Mesmo com a pista ficando mais limpa ao longo das duas noites de trabalho, as especificações mais duras foram as preferidas pela maioria dos pilotos pela maior durabilidade apresentada. A volta de 1m55,353s, a melhor do Teste assinalada por Casey Stoner, foi pouco menos de meio segundo mais rápida que a sua melhor volta da corrida de 2009 e o Diretor de Desenvolvimento de Pneus da Bridgestone, Tohru Ubukata, ficou muito contente com os resultados recolhidos.
“Durante as duas noites de teste no Catar vimos condições boas e consistentes que nos permitiram, bem como às equipes, recolher dados sobre todas as especificações de slicks disponíveis que vamos levar para o GP do Catar,” explicou. “As duas opções de slicks frontais e traseiros estão a funcionando bem, se bem que a maioria dos pilotos optou pelas mais duras. As condições da pista melhoraram muito na segunda noite por causa do efeito de limpeza da primeira sessão, mas vimos que a pista ainda não está perfeita; a melhor volta do Casey foi 0,1s mais lenta que o seu tempo de qualificação do ano passado e mesmo no final do teste as opções foram mais para os compostos mais duros pela maior durabilidade porque a pista ainda estava com areia e escorregadia. Mas muitos pilotos completaram tiradas longas e a durabilidade foi boa, o que me deixou contente.” Outro aspecto interessante no trabalho da Bridgestone no Catar foi a utilização do novo pneu frontal, no qual o Campeão do Mundo Valentino Rossi forneceu algumas respostas na noite de sexta-feira.
Ubukata continuou: “Uma vez mais, no Catar fornecemos um pneu frontal experimentar, se bem que diferente do testado em Sepang. Queria agradecer ao Valentino e à Fiat Yamaha por terem usado este pneu no Catar e nos terem dado importantes e valiosos dados que nos vão ajudar a escolher a direção a seguir no futuro com o nosso desenvolvimento de pneus no MotoGP, mas também com os nossos pneus de produção Battlax.”

Nenhum comentário: