domingo, 18 de julho de 2010

MotoGP: " Márquez continua sequência de vitórias em Sachsenring "


O domínio de Marc Márquez nas 125cc teve continuidade neste domingo no eni Motorrad Grand Prix Deutschland, com o jovem piloto de 17 anos da Red Bull Ajo Motorsport se beneficiando da queda  de Pol Espargaró para assinalar a quinta vitória consecutiva, com Tomoyoshi Koyama e Sandro Cortese a completando o pódio deste emocionante duelo. Foram momentos de nervos que se viveram nogrid antes do início da corrida com pilotos e equipes tentando desvendar qual seria a melhor combinação de pneus a ser usado, já que a pista estava molhada, mas começando a secar.
 Os jovens da casa Jonas Folger (Team Ongetta) e Marcel Schrötter (Interwetten Honda 125) optaram por pneus de chuva em ambas as rodas, o que lhes deram uma vantagem inicial ao dispararem para a frente, com Folger rodando com 2,4s de margem sobre o compatriota. O primeiro a ir ao chão foi Alberto Moncayo (Andalucia Cajasol), com vários pilotos a escaparem por pouco da moto do espanhol, e enquanto a pista continuava secando rapidamente a margem ganha inicialmente por Folger e Schrötter foi anulada na 6ª volta, quando foram ultrapassados por Márquez e Espargaró. A dupla iniciou a luta pela liderança pela ponta  e começou a ganhar cada vez mais distância sobre os demais, isto enquanto atrás Folger sofria saída de pista e começava a sentir dificuldades. 


O quarteto composto por Randy Krummenacher (Stipa-Molenaar Racing), Esteve Rabat (Blusens-STX), Bradley Smith (Bancaja Aspar) e Koyama (Racing Team Germany) tinha-se estabelecido por essa altura como o grupo que lutava pelo que parecia ser a única posição discutível do pódio. A luta Márquez/Espargaró continuou de forma agressiva e o líder do Campeonato chegou a sentir um momento de maior emoção com a sua Derbi numa altura em que o ritmo continuava muito forte. Enquanto isso, com o aproximar do último quarto da corrida Cortese (Avant Mitsubishi Ajo) tinha já feito um fantástico trabalho para se juntar ao grupo que lutava pelo mais baixo do pódio. Na 24ª das 27 voltas Krummenacher sofreu queda na Curva 1 quando dava tudo para tentar manter o terceiro posto, um contratempo que abriu a porta aos demais candidatos à posição. Mas ainda houve mais drama na volta seguinte e com o líder da corrida. Com Espargaró na frente de Márquez, o piloto da Tuenti Racing viu o pneu traseiro da sua moto tocar na grama, na lateral da pista, e foi cuspido da moto, com Márquez evitando a ida ao chão por muito pouco. Incapaz de voltar a colocar a moto em funcionamento e de voltar à pista, a corrida terminava assim para o jovem de 19 anos, enquanto Márquez rumava tranquilo para a vitória com uma margem de 17,578s.


A queda de Espargaró elevou Koyama a segundo e o piloto japonês  garantiu um grande resultado no GP caseiro da equipe, com o piloto da casa Cortese levando  a melhor sobre Rabat nos momentos finais da última volta para completar o pódio, o seu primeiro da temporada e que deixou o público alemão muito animado. Rabat e Smith fecharam a lista dos cinco primeiros, com Johann Zarco (WTR San Marino Team), Danny Webb (Andalucia Cajasol), Efrén Vázquez (Tuenti Racing), Sturla Fagerhaug (AirAsia - Sepang International Circuit Team) e o wildcard Dani Kartheininger (Freudenberg Racing Team) no Top 10. Krummenacher acabou por terminar em 11º, isto numa corrida em que terminaram somente13 pilotos. 

O resultado faz com que Márquez conte agora com uma vantagem de 26 pontos na frente do Campeonato, com Espargaró mantendo-se na segunda posição e o ausente Nico Terol (Bancaja Aspar) em terceiro. A vitória foi a 100ª da Derbi em GP. Depois desta etapa do mundial das 125cc, ficou a pergunta: Será que Marc será o sucessor natural de Rossi? Existe uma unanimidade entre a imprensa que aponta o piloto espanhol como a grata revelação de 2010.

Nenhum comentário: