sexta-feira, 30 de julho de 2010

MotoGP: " A temporada de Jorge lorenzo até o momento "

 Suave como a seda, ritmo como de um furacão. Tem sido este o mantra de Jorge Lorenzo em 2010 – e que se vê mesmo nas suas manetes de freios – e tem sido evidente. O jovem espanhol tem sido consistente nas nove corridas já disputadas, somando seis vitórias e terminando em segundo por três vezes. A juntar a isso há ainda cinco poles e um total de 210 pontos em 225 possíveis que fazem da temporada de Lorenzo quase perfeita. O piloto da Fiat Yamaha deu grande passo a frente, não apenas na qualidade da pilotagem, mas na sua abordagem às corridas. Lorenzo aprendeu a ler as provas de forma diferente, sabendo quando arriscar lutar pela vitória, mas ganhou também a consciência de que por vezes o segundo lugar é melhor que uma queda quando os seus rivais estão mais fortes.

Olhando para o início da temporada os feitos de Lorenzo tornam-se ainda maiores dado ter começado a campanha ainda com lesões provenientes de uma queda num treino de pré-temporada que o fez chegar ao Qatar longe do pico de sua forma física. O segundo lugar sob as luzes artificiais da pista do deserto foi um grande resultado.
A corrida seguinte em Jerez viu o melhor de Lorenzo, com a sua fome pela primeira vitória em casa na categoria rainha e conseguindo anular a vantagem inicial do rival Dani Pedrosa para estabelecer sua vitória. Depois do primeiro triunfo da temporada Lorenzo usou o dia de testes para praticar as largadas e deu frutos. Seguiu-se o triunfo em Le Mans (a primeira sequência de vitórias), antes do segundo posto em Mugello atrás de Pedrosa. Vieram três vitórias consecutivas: Silverstone, Assen e Catalunya. 

O segundo posto de Sachsenring foi o resultado que se seguiu com Lorenzo ficando atrás de Pedrosa e a vitória em Laguna Seca completou a extraordinária lista de resultados na primeira metade da temporada. Lorenzo conta com um dos melhores recordes da história em termos de percentagem de vitórias e pontos. Com uma margem de 72 pontos sobre Pedrosa e 95 sobre Andrea Dovizioso na corrida ao título, uma segunda metade da temporada semelhante por parte de Lorenzo será o garantirá ao piloto o seu primeiro Campeonato do Mundo de MotoGP.

Nenhum comentário: