terça-feira, 27 de julho de 2010

Motonotícia: " Da sucata à arte de Alvim "


Na Idade Média, a arte do trabalho escultural com metal se detinha a forja e o martelo. Mas atualmente em pleno século XXI, encontramos artistas natos que fazem da escultura do metal e do calor do ferro sua arte.  Da região da Zona da Mata, na cidade mineira de Juiz de Fora, encontramos Mauro Cristovão Alvim, fundador dos Estradeiros Reais Moto Group.


Alvim me chamou a atenção pela forma como conseguiu transportar sua paixão pelo motociclismo em expressão de arte, através da solda, do metal, se desenha as composições fundamentais das peças, ora compradas em ferro velho, ou então doadas por amigos ou mesmo encontradas pelas estradas em suas viagens. Desses ingredientes onde somente o artista é capaz de se expressar, nascem as suas MOTOESCULTURAS. Infelizmente ainda não tive o privilégio de vê-las de perto, mas sim através das inúmeras fotos que sempre estão divulgadas em seu blog. O reconhecimento e a valorização da arte de Alvim já foi além mar. Tive a grata surpresa de ver matéria sobre a arte ciclística no blog de meu amigo Rui - Motarte-, lá dos Açores em Portugal. Com isso o trabalho de Alvim recebe o destaque e o status que todo artista almeja, o de ver sua obra consagrada pelos amantes do belo e da criatividade. Em matéria publicada recentemente no blog Rock’n Rodas, segundo Alvim, tudo começou com o objetivo de encontrar uma forma de terapia. 

Apaixonado pelo motociclismo passou a freqüentar eventos organizados por moto clubes, onde começaram a serem expostas as primeiras peças de moto escultura, mas em gesso, madeira, plástico, arame e por fim a sucata. Segundo Alvim, ali estava a sua resposta: “Foi quando associei o conhecimento que eu tinha em solda com a arte e a paixão pelas motos” relembra. Quero neste artigo inserir a ilustração de uma foto, que Alvim sabe é minha favorita a Farroupilha Dream. Siga o Alvim no Twitter (http://twitter.com/ESTRADEIROREAL) e acompanhe seu trabalho através do seu blog (www.estradeirosreaismotogroup.blogspot.com/)

3 comentários:

Deborah disse...

Sou apaixonada pelo trabalho e criatividade do artista. Inacreditável!!!

Fábio Rodrigues disse...

Parabéns! Trabalho bom como este deve ser divulgado mesmo. Este cara estará no documentário dos motociclistas in brasil?

Mateus Moura disse...

PARABÉNS! MUITO BOM!
GRANDE ARTISTA!