O circuito Ricardo Tormo vai receber este fim-de-semana pela 12ª vez o Gran Prêmio Generali de la Comunitat Valenciana, cumprindo a tradição iniciada em 2002 de ser a última etapa do temporada. A 18ª jornada da campanha de 2010 do MotoGP também irá decidir o segundo lugar da classificação, com Dani Pedrosa e Valentino Rossi sendo os candidatos ainda em ‘jogo’, depois de Jorge Lorenzo já ter garantido o título.
Apesar de ter assegurado o título a três jornadas do final da temporada, Lorenzo ainda tem sede de vitórias, tal como demonstrou com o seu oitavo triunfo da temporada no último fim-de-semana, no Estoril. O piloto da Fiat Yamaha pode também ainda estabelecer um novo recorde do maior número de pontos conquistados numa lendário onde ainda não venceu em neúnica temporada na Classe Rainha, com o incentivo extra de Valência ser um dos três únicos circuitos do atual canhuma das categorias. Ele terminou no pódio no ano passado, mas irá agora tentar melhorar a marca então alcançada. O piloto com mais sucesso no traçado é Pedrosa, o vencedor da corrida do ano passado e que já acumulou um total de cinco vitórias na Classe Rainha (duas vitórias), 250cc (duas vitórias) e 125cc. O piloto da Repsol Honda é aquele que está em melhor posição para terminar na segunda posição do Campeonato, com 19 pontos de vantagem para o terceiro classificado, Valentino Rossi, mas ainda está se recuperando de uma lesão no ombro, tendo regressado às pistas em Portugal, depois de falhar três corridas. Rossi venceu em Valência em 2003 e 2004, mas ainda não chegou a triunfar aí com uma máquina de 800cc. O italiano, tal como Lorenzo, tentará oferecer à Yamaha a sua primeira vitória com estas novas máquinas, tendo no ano passado ficado perto desse objetivo, ao terminar no segundo posto.
O piloto da Ducati melhor classificado é Casey Stoner, que conseguiu a sua primeira vitória em GPs em Valência, na categoria de 125cc, em 2003. Em 2008, o australiano também triunfou, com uma vitória a partir da pole. Tal como Rossi, ele irá tentar terminar a temporada no primeiro lugar do pódio, numa altura em que tem mesmo atrás de si na classificação Andrea Dovizioso (Repsol Honda), que lhe tentará ‘roubar’ a quarta posição.
O Rookie do Ano, Ben Spies tentará por tudo correr, apesar de no último fim-de-semana em Portugal ter deslocado um tornozelo. O piloto da Monster Yamaha Tech 3 quer deixar a equipe satélite com mais um pódio, o terceiro da sua temporada de estreia. Ele tem o mesmo número de pontos no Campeonato que o seu compatriota americano Nicky Hayden (Ducati Team), que tentará igualmente terminar a temporada no pódio. The Kentucky Kid foi quinto no ano passado, quando correu pela primeira vez naquela pista com uma Desmosedici, e tem boas memórias do traçado, onde conquistou o título de 2006.
Marco Simoncelli (San Carlo Honda Gresini) esteve bastante perto do seu primeiro pódio da Classe Rainha m Estoril e tentará agora alcançar esse objetivo na pista onde venceu em 2008, no ano em que conquistou o título das 250cc. Por outro lado, o piloto francês da LCR Honda, Randy de Puniet, tentará estabelecer o recorde pessoal de 200º GPs. Carlos Checa irá fazer a sua segunda corrida com a equipe da Pramac Racing, num fim-de-semana onde o formato de três treinos livres será uma vez mais utilizado, tal como aconteceu no Estoril. Depois de um dia de descanso na segunda-feira, os preparativos para a temporada de 2011 arrancam na terça e quarta-feira após o Grande Prêmio, com dois dias de Testes Oficiais marcados para a mesma pista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário