Com o acidente, do piloto Maycon Zandavali, da Spig Racing, no domingo, na curva do S do Senna, na quinta volta, após ter disputado com Bruno Corano a segunda posição desde a entrada da reta dos boxes, e entrando praticamente juntos na curva do S os dois pilotos. Infelizmente o piloto paranaense perdeu a frente de sua moto e com isso provocou sua queda, fraturando o fêmur. Houve uma certa apreensão de todos jornalistas e fotógrafos que estavam acompanhando a prova em função do tempo levado para atendimento ao piloto marcados exatamente 12 minutos, até a chegado da ambulância e do socorro médico, e também pela maneira como Maycon foi jogado fora da moto, sendo lançado pela frente em direção a pista. Procuramos informação sobre esse procedimento junto ao piloto e organizador do evento Bruno Corano que esclareceu: " o atendimento ao piloto foi realizado com a adoção do procedimento de segurança inédito na Motovelocidade brasileira, adotado ainda na primeira temporada do SuperBike Series.
Sem o safety car, os próprios pilotos mantém um ritmo de tempo 30s mais lentos que suas voltas mais rápidas e, através de sinalizações de bandeiras amarelas e placas indicativas, ditam o ritmo a ser percorrido pelos competi-dores." Continou:" Esse tempo para o atendimento é procedimento padrão internacional de segurança, pois as motos devem estar desaceleradas até que o socorro possa entrar na pista, sem esse procedimento colocaríamos em risco também os demais pilotos. " conclui. Buscamos informações também no Regulamento Esportivo Geral da SBKS, em seu artigo 19 que dá as instruções sobre a Interrupção da Corrida e o Procedimento Safety. Eis o que diz o Regulamento: A fim de evitar certas interrupções de provas, em gerais provocadas por acidentes, o SuperBike Series opera dentro do Procedimento Safety Interna-cional. Em caso de acidente grave, a critério da direção de prova todos os postos de sinalização apresentarão a placa de Procedimento Safety, podendo ser ela SC ou SAFE ou SAFETY ou Outro sinal apresentado no Regulamento Suplementar ou no Briefing Técnico Obrigatório com os pilotos. Neste mesmo momento todos os postos também apresentarão a bandeira amarela flamulante. A partir dai o líder deverá desacelerar impondo um ritmo de no mínimo 30 segundos mais lento que sua volta padrão. Os demais competidores deverão se agrupar em fila com distância segura entre uma moto e outra. As ultrapassagens ficam proibidas, assim como a exagerada desaceleração a fim de abertura de espaço à moto da frente para brusca re-aceleração e frenagem também fica vetada. A motos devem manter suas posições de corrida, independente da existência de retardatários no meio da formação.
Fica proibido parar a moto na pista seja por qual motivo for. (sujeito a penalização de 20 segundos no tempo total de prova) As motos devem permanecer nesta formação e ritmo até que a sinalização apresente os seguintes passos;Na volta que anteceder a re-largada as bandeiras amarelas deixarão de ser flamuladas, permanecendo apenas estendidas imóveis. Neste momento a re-aceleração ainda será proibida. Devendo as motos continuar agrupadas, e na ordem de posição. A re-aceleração será permitida somente após a passagem na linha de re-aceleração e será exclusivamente determinada pelo líder da prova, o qual definirá o ritmo e o momento. Ficando as ultrapassagens permitidas somente após a passagem pela linha de chegada. Fica caracterizado como ultrapassagem e dessa forma proibido o eixo dianteiro de uma moto ultrapassar o eixo traseiro de outra.
Neste momento será apresentada a bandeira verde no posto principal de sinalização, e as bandeiras amarelas e as placas SAFETY terão sido retiradas. Durante este procedimento as voltas seguirão contando normalmente. Caso esse procedimento seja realizado com carro ou moto o líder deverá adotar o ritmo do veiculo de segurança, o qual indicará sua retirada com a interrupção das luzes piscantes. Após sua retirada para o Box os procedimentos de re-largada e re-aceleração são os mesmos descritos acima.
-foto/Yansen/Edmilson Teixeira/RE/Y.Sports-
Nenhum comentário:
Postar um comentário