Em entrevista exclusiva para o site oficial do motogp e divulgada pela assessoria de imprensa da equipe Repsol/Honda Team, Stoner faz uma avaliação da nova Honda 2012. Eis na íntegra a entrevista:
Como foi o primeiro contato com a moto de 2012?
"Correu tudo muito bem, foi positivo. É bom voltar a rodar com uma 1000cc, sentir o motor e a potência. Mesmo com mudanças mais elevadas na 800cc é normal ficar sem potência, mas esta continua com boa tração. Foi divertido, gostei do primeiro dia. Tudo o que testamos até ao momento parece funcionar, não tenho queixas; a projeto da moto está no caminho certo. A maior desilusão é o Dani (Pedrosa) não estar aqui para testar porque ele é importante para o desenvolvimento desta moto. Espero que a HRC possa ter as opiniões dele o mais depressa possível, o que seria muito bom. Precisamos do maior número de dados possível para estarmos prontos para a próxima temporada. Até agora estamos muito contentes com ela."
Como foi o primeiro dia de teste na moto, em que é que se centraram?
“Não nos centramos em nada em particular, apenas tentamos compreender o desempenho da moto. Tentamos suavizar alguns problemas que estamos tendo com a 800cc agora e parece ter funcionado. O ponto de frenagem parece ser mais forte que no passado. A estabilidade frontal na entrada em curva parece muito boa e, é claro que querem saber as características da potência. Sendo uma 1000cc é um pouco mais bruta que uma 800cc, um pouco mais agressiva na potência. Sentimos muito mais a moto, não há problemas.”
É muito semelhante, ou diferente da 800cc com que corre nesta temporada?
“De forma geral é muito similar. Há algumas coisas aqui e ali: como o apoiador dos pés, banco e guidão, que são diferentes, mas de forma geral a transição foi rápida porque não há muita diferença entre as motos. A grande diferença está na potência em frenagem, que é claramente melhor, apenas a potência, que percebemos o quanto é suave o binário que temos a disposição. Tivemos de mudar a caixa de velocidades para esta pista (Jerez) porque a amplitude de funcionamento é muito diferente em comparação com a 800cc. Há algumas pequenas coisas que temos de nos habituar para rodarmos outra vez com uma 1000cc, mas foi muito bom.”
Que tipo de respostas foi dada aos engenheiros?
“Basicamente, o que precisavam de ouvir, não tanto em relação à condução do projeto, porque penso que estão muito bem nessa matéria, além de estar tudo funcionando bem. Não mudaram muito face ao que temos com a 800cc neste momento. Foi nessa direção que mudaram um pouco a rigidez do chassis e coisas assim. Estamos a trabalhando na moto atual neste momento, tentando fazer que funcione um pouco melhor que o que já temos e depois é claro que farão tudo para melhorar as coisas necessárias. Estamos mesmo contentes com os progressos conseguidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário