terça-feira, 12 de julho de 2011

Motonotícia: " Michelin Power One: toda a experiência tecnológica em pneus hiperesporte"

Os pneus utilizados na Moto 1000 GP, passaram por testes com 130 pilotos diferentes, e mais de 35 mil voltas, sob condições extremas, em mais de 30 circuitos e durante 3 anos até a Michelin chegar às características ideais de sua nova gama de pneus hiper-esportivos de motos. Trata-se da linha Michelin Power One, composta por 27 modelos diferentes. No seu desenvolvimento, a Michelin reuniu as últimas tecnologias desenvolvidas nas competições de motocicletas. O resultado é um conjunto de inovações incomparáveis. Cada um dos componentes do Michelin Power One - escultura, arquitetura e banda de rodagem – representa o que há de mais moderno em pneus de moto de alta performance. Tudo para alcançar um precioso objetivo: ganhar alguns segundos na pista, melhorando também a segurança e a durabilidade.

Tecnologias Michelin

O Michelin Power One foi desenvolvido para oferecer o máximo desempenho. Para isso, utiliza uma série de tecnologias. Uma delas é o novo perfil “Competição” desenvolvido pela Michelin para as corridas de Moto GP: com um topo mais pontudo, ele diminui os esforços necessários à inclinação durante as curvas mais fechadas. Durante a curva, o novo perfil, dotado de um ombro mais achatado, oferece uma superfície maior de contado com o solo (até 15% a mais do que Michelin Power Race).
O resultado é uma maior aderência nas curvas, mesmo em curvas com ângulos de 45º a 60º, assim como uma maior estabilidade e uma trajetória mais otimizada. O Michelin Power One também recebeu um procedimento que permite utilizar uma superfície de borracha de 95% slick. Esta tecnologia dá ao Michelin Power One uma taxa de recorte de apenas 5%, ou seja, é o pneu Michelin homologado para uso em estrada que mais se assemelha a um pneu slick.

Compostos de borracha inovadores
O Michelin Power One utiliza novos ingredientes 100% sintéticos, derivados diretamente dos pneus de MotoGP. As borrachas exclusivas Michelin Racing Synthetic Elastomer (MRSE) substituem as borrachas naturais, em combinação com as resinas HSTC (High Tech Synthetic Compound). Graças a esta composição, o aumento de temperatura do Michelin Power One é quase instantâneo, o que aumenta sua aderência ao solo. Outra tecnologia aplicada à nova gama - importada dos pneus de chuva do Moto GP - é um processo de integração da sílica  na mistura dos pneus, o que também aumenta sua aderência à pista, esteja ela fria, úmida ou molhada. Além de todos esses benefícios, a boracha ainda é mais durável e resistente, para suportar acelerações e frenagens bruscas.

-imprensa/foto/Luciano Sampaio-

Nenhum comentário: