terça-feira, 9 de agosto de 2011

Motonotícia: "O que aconteceu até agora no MotoGP 2011"


Exatamente na metade da temporada de 2011 e com a parada no verão quase terminando, vamos fazer uma retrospectiva das dez provas da temporada e os momentos importantes de cada corrida.

Casey Stoner começou a temporada em boa forma com uma vitória partindo da pole no Qatar, e foi também o seu primeiro triunfo de 2011 com a fábrica da Repsol, em Losail. Junto ao australiano no pódio ficou o atual campeão do mundo Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa, com Valentino Rossi em sétimo na sua estréia com a Ducati e o rookie britânico do MotoGP Cal Crutchlow ocupando a 11ª posição na sua primeira corrida de Grandes Prêmios.

Logo na segunda prova da temporada aconteceu um caso que deu o que falar, em Jerez, quando  Stoner e Rossi chocaram-se durante a corrida - com pista molhada-, com isso o australiano ficou incapaz de terminar a corrida. Lorenzo conquistou a vitória, com Pedrosa em segundo e Nicky Hayden no terceiro posto, depois de Marco Simoncelli e Ben Spies terem caído quando ocupavam posições que lhes davam acesso ao pódio. O rookie Karel Abraham impressionou ao conseguir a sétima posição, em sua primeira corrida na categoria rainha – um resultado que voltaria a repetir em Silverstone – enquanto Héctor Barberá garantiu um sexto lugar,até agora o seu melhor resultado da época.

A terceira prova em  Estoril viu Pedrosa  garantir a sua primeira vitória da temporada, à frente de Lorenzo e Stoner, num momento em que o detentor do titulo mundial mantinha uma curta margem no topo da classificação geral. Em Le Mans houve muita animação, com Stoner terminando a corrida com uma vitória, a primeira de três consecutivas, e o seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso fazendo-lhe companhia no pódio, enquanto Valentino Rossi assegurou o primeiro pódio com as cores da Ducati. Simoncelli e Pedrosa tiveram um pequeno toque, que obrigou à desistência do espanhol que teve como resultado uma fratura na clavícula que o levou a não disputar as três corridas seguintes..

Na Catalunha Stoner conseguiu a terceira vitória da temporada, com Lorenzo mantendo a liderança do campeonato graças a sua segunda colocação,  e seu companheiro de equipe Ben Spies faturando o primeiro pódio do ano, com o terceiro posto. Crutchlow fez o melhor resultado da sua temporada de estréia, com um sétimo lugar, mas o seu companheiro de equipe na Monster Yamaha Tech 3 Colin Edwards não participou pela primeira vez de uma etapa da categoria rainha,  desde sua estréia em  2003, depois de uma queda na segunda sessão de treinos livres, que teve como resultado uma fratura da clavícula.
Contudo, o americano regressou com grande estilo na corrida seguinte, em Silverstone onde garantiu a terceira posição, atrás de Stoner e Dovizioso no pódio. Lorenzo caiu, desistindo pela primeira vez depois de 25 corridas, e depois da sexta prova Stoner assumiu a liderança do Campeonato na perseguição pelo título, quando faltava ainda cumprir dois terços da temporada de 2011. A prova ficou também marcada pela impressionante corrida de Álvaro Bautista da Rizla Suzuki, que conseguiu a quinta posição, naquela que foi a sua quarta corrida depois de ter regressado às pistas após a fratuta do fémur no Qatar.

Em Assen Hiroshi Aoyama correu pela fábrica da Repsol Honda em substituição do ainda ausente Pedrosa, numa corrida marcada por uma emocionante primeira volta em que Simoncelli – que partiu da pole pela segunda vez na temporada – e Lorenzo caíram juntos. O piloto da Yamaha regressou à pista para assinalar o sexto posto, tentando manter a perseguição ao líder do Campeonato, Stoner. O companheiro de equipe de Lorenzo, Spies, conseguiu pela primeira vez uma merecida vitória, com Stoner e Dovizioso completando o pódio. Rossi terminou no quarto lugar, quanto continuava na tentiva de  encontrar a melhor afinação para a Desmosedici.

Pedrosa retornou à pista em Mugello, terminando no oitavo posto, com Lorenzo a voltando às vitórias, à frente do herói local Dovizioso e de Stoner no pódio. O regresso às pistas de Pedrosa foi ainda marcado em grande estilo com um triunfo em Sachsenring que foi a sua segunda corrida depois da lesão. Lorenzo encurtou para 15 pontos a distância para Stoner ao topo da classificação, depois de terminar à frente do seu adversário no pódio.

A décima prova em Laguna Seca trouxe outro triunfo para Stoner, em um fim-de-semana difícil. Lorenzo, que se  recuperou de forma admirável de uma queda feia na terceira sessão de treinos livres, ficou com o segundo posto, com Pedrosa em terceiro e Spies em quarto, o melhor dos pilotos caseiros.

A ação regressa neste final de semana, em Brno, no Cardion ab Grande Prêmio da República Checa!

Nenhum comentário: