Com a vitória na França Dani Pedrosa foi para a liderança do Campeonato de Pilotos pela primeira vez em quase cinco anos. Agora na oitava temporada no MotoGP, o piloto da Repsol Honda Team mostra-se mais ameaçador enquanto luta para conquistar seu primeiro título na categoria. Fazendo um retrô da carreira de Pedrosa, em 13 de Julho de 2008, perdeu a liderança do Campeonato, caindo na pista molhada do circuito germânico e acabando na brita. O acidente fez com que perdesse a corrida e que contraísse uma série de lesões que lhe arruinaram o campeonato. Não deixa de ser irónico que o piloto tenha voltado à liderança em condições muito semelhantes em Le Mans. O sucesso do último domingo, em que Dani conquistou a primeira vitória na França, isto depois de ter sido quase sempre afetado por lesões nas últimas cinco temporadas; pelo menos agora ele pode dar-se por feliz por não ser alvo de nenhuma cirurgia desde Junho de 2011. Na verdade, restam apenas três pistas no presente calendário em que Pedrosa ainda não saiu vencedor em qualquer uma das três categorias: Losail, Circuito das Américas e Silverstone. Também em Le Mans, Pedrosa buscou aquela que seria a segunda vitória consecutiva e a oitava nas últimas 12 etapas do MotoGP.
Ele ultrapassou a marca dos 3.000 pontos; um feito que só foi superado por Loris Capirossi e Valentino Rossi. A 24ª vitória na categoria rainha faz com Pedrosa esteja agora em igualdade com o atual campeão mundial Jorge Lorenzo e com o tri-campeão Wayne Rainey; o trio de pilotos conta apenas com uma vitória a menos que o grande rival de Rainey e campeão mundial em 1993, Kevin Schwantz, que recentemente questionou as capacidades de Pedrosa e a falta de um título de MotoGP. A velocidade em qualificação não está em dúvida; até sábado, talvez, quando ocorreu um fato inédito o seu sexto lugar do grid pela primeira vez em 16 corridas Pedrosa ão marcou a presença na primeira linha do pelotão de largada. Nunca antes ele tinha se qualificado tão mal para acabar vencendo uma corrida desde que se juntou à categoria rainha.
A caminho do 47º triunfo no MotoGP ele cravou também a sua primeira melhor volta desde 2013 (36ª desde que ascendeu à categoria rainha há sete anos), o 115º pódio da carreira e o 74º na classe de MotoGP, o que o deixa com mais cinco que o antigo companheiro de equipe Casey Stoner. Estes fatos parecem sugerir que a única coisa que Pedrosa ainda não conseguiu conquistar foi o Campeonato do Mundo de MotoGP. Com 14 Grandes Prêmios ainda pela frente, o vice-campeão de 2012 lidera a classificação com seis pontos de vantagem. Será este o ano de Dani Pedrosa?



Nenhum comentário:
Postar um comentário