segunda-feira, 7 de julho de 2008

NO DOCUMENTÁRIO VOCÊ TEM O DESAFIO DA REALIDADE

foto de arquivo.
De uma forma simples, mas, com uma profundidade incrível, Walter Carvalho, diretor de fotografia e um dos ícones brasileiros do cinema; filmou com Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Walter Salles, Julio Bressane entre outros, esta em seu primeiro longa solo – Budapeste, baseado no livro de Chico Buarque, concedeu entrevista na Revista O GLOBO de 06/07/08, eis alguns tópicos interessantes:
- “... cinema tem que suar muito para impor a sua visão”.
- “eu entrei no cinema pela porta do documentário, onde você tem o desafio da realidade”
Perguntado de onde tira energia para trabalhar mais de 12 horas num set de filmagens, adiantou – “Eu me concentro, não penso em outra coisa. E claro que fazer cinema no Brasil é um privilégio. É um país cheio de contradições, um condomínio difícil de administrar. Tem problemas, com saúde, transporte... ai você ter disponibilidade de uma verba grande, porque cinema custa caro, é um privilégio. Você tem que ter conciência disso. Tem exercer esse privilégio com muita criatividade, concentração e disciplina para fazer jus.
Abordado sobre o tema parceria; “acho que a parceria vem primeiro pela cumplicidade. Depois,pela crença no que está sendo feito.
Concluiu...”O que me interessa é filmar o que as pessoas sentem”.

Nenhum comentário: