sexta-feira, 18 de julho de 2008
SAMU TERÁ 400 MOTOCICLETAS PARA SOCORRO MÉDICO
Acidentes graves no transito carregado dos grandes centros, requer agilidade para o atendimento de socorro.
Assim, o veículo mais recomendado para acelerar o socorro foi a motocicleta. O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 400 motos para fazer o serviço de “MOTO- AMBULÂNCIA” para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do SUS (Sistema Único de Saúde).
As motocicletas serão utilizadas no atendimento e socorro às vítimas com patologias graves, especialmente naqueles casos em que o tempo é essencial para diminuir as seqüelas.
Deverão ser utilizadas, segundo o Ministério da Saúde motos Yamaha Lander 250cc. Esse serviço logo estará à disposição, pois esta prevista para o segundo semestre de 2008.
Servirão de apoio às equipes das Unidades de Suporte Básico, formadas por técnico e condutor, sendo que o piloto da moto será o terceiro integrante da equipe e no caso das Unidades de Suporte Avançado, constituídas por médico, enfermeiro e condutor, o piloto será o quarto integrante da equipe.
A expectativa é de que as motocicletas cheguem em, no máximo, 10 minutos ao local acidente, sendo que os automóveis demoram entre 19 a 20 minutos. Durante os socorros, as motos serão conduzidas por técnicos em enfermagem, capacitados para atendimentos em urgência. Dentre os equipamentos transportados em uma caixa na parte detrás da motocicleta estão:um desfibrilador e um oxímetro, além de diversos outros materiais para atendimento às ocorrências clínicas e traumáticas.
A atuação mais importante da moto será em casos de problemas cardiovasculares, especialmente nos associados à morte súbita. A presença do piloto permitirá um rápido acesso e manutenção da vida durante os primeiros minutos, considerados os mais críticos. (fonte Ministério da Saúde)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário