segunda-feira, 22 de setembro de 2008

APRILIA APRESENTA OFICIALMENTE SUA SUPERBIKE


A moto de maior porte da marca Aprilia nasceu bem "apadrinhada", pois nada menos que os principais executivos do Grupo Piagio, de quem a marca faz parte, pessoalmente apresentaram a nova RSV4 em suas versões de competição e de rua.

Roberto Colanino, presidente do Grupo Piaggio, Leo Mercanti, diretor de produto e Gigi Dall'Igna, responsável por competições, apresentaram a nova RSV4 que disputará a próxima temporada dp Campeonato Mundial de Superbike, tendo Max Biaggi como piloto.
Sobre o retorno do piloto italiano para a equipe Aprilia, Leo Mercanti, diretor de produto, desenvolvimento e competições do Grupo Piaggio, ressaltou que "Biaggi foi um piloto que fez a Aprilia entar nos livros de história do motociclismo de competição e representa o espírito da marca".

Em Roma foi apresentada a versão para as ruas e estradas da RSV4, da qual serão fabricadas as primeiras 1.000 unidades a fim de cumprir com o requisito de homologação para o Campeonato de Mundial de Superbike. Após estas primeiras unidades especiais, uma versão menos sofisticada e mais econômica será comercializada. Roberto Colanino (presidente do Grupo Piaggio) antecipou que o preço da RSV4 de rua deverá se situar em torno dos 20.000 euros.

O motor desta nova superbike é um V4 a 65º de 999 cc. Com uma sofisticada gestão eletrônica, a RSV4 oferece vários mapas de ignição com tecnologia "Ride-By-Wire" que abre múltiplas possibilidades de pilotagem e a versão de rua ainda incorpora um sistema de controle de tração.


Como um motor V4 é mais estreito e compacto, o peso concentrado na parte inferior favorece a estabilidade. À primeira vista, a moto é espetacularmente pequena e da a sensação de ser muito manobrável e aerodinâmica.
Os cilindros tem uma estrutura monobloco, uma das chaves para incrementar a rigidez da moto. As tomadas de ar que partem da frontal da RSV4 são variáveis. Cada dois cilindros tem um servomotor que controla de forma independente a entrada de ar. Esta solução abriu novos horizontes na gestão da potência do motor por meio da eletrônica. A potência da versão de corrida ficará em torno dos 220 CV enquanto a da versão de rua ficará em torno de 180 CV a 13.500 rpm.


A RSV4 tem chassis em aluminio, suspensão Öhlins e freios Brembo. A carenagem foi testada em túnel de vento e triplo farol dianteiro traduz uma estética muito agressiva.Mesmo com uma rabeta muito estreita, existe um assento para garupa coberto por um "coquinho". Para Gigi Dall'Igna, responsável por competições da Aprilia, "apesar de termos muito trabalho pela frente para desenvolver a moto em sua primeira temporada na Superbike, aspiramos o máximo com Biaggi.

Temos realizado muitas provas em circuito com a RSV4 e pensamos que é uma boa base para a Superbike, mas é arriscado fazer um prognóstico para o ano que vem". Para o presidente do Grupo Piaggio, Roberto Colanino, "a RSV4 devería ser uma moto que chegasse até o Mundial de MotoGP. Mas, de momento, devemos nos centrar na Superbike, que é o nosso objetivo. O tempo dirá o que virá". Mas antes de chegar à MotoGP, a Aprilia também pensa que a sua RSV4 poderia participar do Campeonato Europeu de Superstock 1000 e pode promovê-la por meio de copas monomarca.

Nenhum comentário: