sexta-feira, 19 de setembro de 2008

MOTO GP 2009 TERÁ SÓMENTE UMA MARCA DE PNEUS E ALGUMAS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS


Em Motegi terá lugar o anuncio oficial da adoção de apenas uma marca de pneus para a temporada 2009 de Moto GP e como disse o próprio Ezpeleta, Diretor da Dorna, empresa detentora dos direitos sobre Moto GP, "todo o mundo parece de acordo".
Aparte das desigualdades que estão sendo provocando ultimamente pelas díspares performances dos diferentes fabricantes de pneus, para a Dorna adotar uma única marca está mais relacionado com um problema de segurança. "Não se trata tanto de reduzir a velocidade em curva, senão de evitar que esta se incremente, e se não paramos com a concorrência entre Michelin e Bridgestone, isto nunca terá fim". Embora muitos tenham pensado que a Bridgestone seria a única marca eleita, Ezpeleta já disse que será feito uma análise em que será determinante a oferta econômica dos fabricantes que se apresentarem. "Principalmente terão que assegurar pneus gratuitos para todas as equipes e, portanto, iguais para todos", afirmou o Diretor da Dorna. Entre as marcas e os fabricantes de pneus não foi bem recebida a notícia e alguns pilotos, sobre tudo aqueles que utilizam Bridgestone, tampouco estão a favor de pneus únicos.
No próximo dia 28 de setembro no Japão saberemos como terminará tudo isto, mas tudo aponta que, desta vez, a Dorna não vá voltar atrás. Mas não é a adoção de uma marca única de pneus o único plano da Dorna para o futuro da categoria. Em Motegi também será proposta para as marcas de motos que participam do Mundial a proibição das suspensões eletrônicas, assim como a limitação do nível geral de eletrônica na gestão dos motores.

Nenhum comentário: