quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MotoGP: " No retorno da MotoGP, acompanhe como foi a coletiva dos pilotos"


O Cardion ab Grand Prix Czech Republic marca o início da segunda metade da temporada que tem sido dominada por Jorge Lorenzo, da Fiat Yamaha. O espanhol está atualmente com 72 pontos de margem na frente do Campeonato, isto depois de ter somado seis vitórias e três segundos lugares até ao momento. Mais um resultado nos dois primeiros e Lorenzo passará a ser apenas o terceiro piloto nos 62 anos de história dos GPs a ter terminado em primeiro ou segundo nas dez primeiras corridas da temporada, mas o espanhol mostrou-se mais preocupado com o Campeonato durante a conferência de imprensa, e não tanto com os recordes que tem batido. "Gosto muito desta pista, já que é favorável ao meu estilo de pilotagem e é claro que gostaria de ganhar aqui, mas o objetivo é o Campeonato, pois temos que ver como acontecem as coisas neste fim-de-semana,” disse Lorenzo aos jornalistas presentes na conferência de imprensa desta quinta-feira.

"Vai ser difícil repetir os resultados da primeira metade do ano, mas esse não é o meu objetivo. A meta é simplesmente terminar as corridas e subir ao pódio."  O líder do Campeonato foi rápido a admitir que, durante a curta parada, quebrou uma tradição de longa data e acabou mesmo por desfrutar de tempo de descanso depois de uma primeira metade da temporda  muito atarefada. "Pela primeira vez na minha carreira de competição tirei umas férias durante a paralização de verão,” admitiu o jovem de 23 anos. “Normalmente passava tempo treinando, mas este ano, pela primeira vez, fui a um lugar exótico para as minhas férias." Atualmente em terceiro no Campeonato, Andrea Dovizioso está com desejo por reencontrar a forma apresentada no início do ano já neste fim-de-semana em Brno, isto depois de ter terminado no pódio em quatro corridas. O italiano falhou os três primeiros por muito pouco na pista checa no ano passado, mas vai para este fim-de-semana sabendo que necessita de um bom resultado se quiser manter-se a frente de  Casey Stoner na classificação geral, principalmente porque são apenas 12 os pontos que separam os dois. "Tivemos quatro ou cinco boas corridas no início da temporada, mas nas últimas não conseguimos lutar pelo pódio porque os outros pilotos melhoraram mais que nós,” disse Dovizioso. 

“Brno não é uma das minhas pistas preferidas, por isso que este fim-de-semana vai ser um pouco difícil para mim, mas, é claro, vou dar o máximo. Há três pilotos muito próximos no Campeonato neste momento,  que poderemos ver uma boa batalha pela segunda posição da geral durante as próximas nove corridas." Stoner não correu em Brno na temporada passada devido a problemas de saúde que o deixaram fora de ação durante três rondas. Contudo, o australiano venceu nesta pista em 2007 e parece estar de volta à boa forma dados os pódios assinados nas últimas quatro corridas. Contudo, o piloto da Ducati deixou claro que as aparências podem iludir.

 "Os resultados podem parecer que estão melhorando, mas parece que estamos atingindo o nosso máximo demasiado cedo no fim-de-semana e depois não melhoramos mais,” explicou o antigo Campeão do Mundo. “Depois estou  cometendo  erros ao tentar manter-me entre os pilotos da frente nas corridas. Estão todos trabalhando muito na Ducati para tentar encontrar melhorias, mas se continuarmos como estamos o resto da temporada vai ser dura."
Brno tem sido um traçado particularmente positivo para Valentino Rossi no passado. O italiano ganhou cinco corridas da categoria rainha, mas enquanto chega a Brno depois do pódio de Laguna Seca na segunda corrida após a recuperação da lesão, Rossi ainda não está no pleno da forma após o acidente de Mugello em Junho passado.

"A parada de Verão ajudou-me com as lesões,” disse Rossi. “Sinto-me melhor que em Laguna e tanto a perna como o ombro melhoraram. Tenho mais força em ambos, mas ainda não estou  100%.” O futuro de Rossi ainda é motivo de muito falatório no paddock de MotoGP e o Campeão do Mundo foi muito claro quanto à anunciar os planos para a temporada de 2011. "Será feito um anúncio sobre 2011 após a corrida no domingo,” afirmou o italiano. Randy de Puniet ouviu Rossi com mais que mero interesse quando este falou da recuperação da lesão, já que o piloto da LCR Honda contraiu fraturas quase iguais em Sachsenring depois de ter colidido com Mika Kallio. Apenas três semanas depois da operação à perna De Puniet estava de volta à moto no circuito de Alés, em França na segunda-feira, declarando-se apto para correr neste fim-de-semana depois de ter efetuado 30 voltas sem dores numa Honda CBR1000RR.

A meta do gaulês é terminar a temporada como melhor piloto privado e está determinado a correr para os dez primeiros neste fim-de-semana enquanto tentar recuperar pontos face a Ben Spies, da Monster Yamaha Tech 3, que está à sua frente na geral com mais oito pontos. "Queria aproveitar e agradecer a todos os que me ajudaram na minha recuperação,” disse o piloto da LCR Honda. “É uma surpresa estar aqui neste fim-de-semana, mas uma boa surpresa. Comecei a fisioterapia apenas três dias depois da operação à perna e a recuperação tem sido boa. Testei uma moto de série na semana passada em França e correu tudo bem. Na verdade, penso que este fim-de-semana vai ser mais fácil que o do ano passado aqui em Brno, onde rodei com muitas dores depois de ter fraturado o tornozelo."  A primeira sessão de treinos de MotoGP será nesta sexta-feira.

Nenhum comentário: