quinta-feira, 2 de maio de 2013

MotoNotícia:" Estatísticas e os números do Grande Prêmio bwin da Espanha"

Em relação aos recordes do MotoGP em 2013 os olhares estão voltados para Marc Márquez. É compreensível que se lembre do estreante principalmente nessa matéria, mas há muitos outros que podem levar a novos números...
 
100 - No Grande Prêmio de Espanha os pilotos da Moto2 Randy Krummenacher e Ratthapark Wilairot farão o 100º Grande Prêmio.

45 anos - No dia da qualificação em Jerez passaram-se exatamente 45 anos desde que Salvador Canellas venceu o GP de 125cc disputado em Montjuich, em Barcelona em 1968; esta foi a primeira vitória de um espanhol em Grandes Prêmios e a primeira do construtor espanhol Bultaco.

37 anos - Após o quinto posto no GP das Américas, Scott Redding é o primeiro britânico a liderar o Campeonato na categoria intermédia dos GPs desde que Tom Herron liderou a tabela de pontos depois de vencer o Isle of Man TT em Junho de 1976. O último britânico a liderar um campeonato em qualquer classe foi Bradley Smith, depois de ter ganho o GP de Itália de 125cc em Mugello, em 2009.

26 - Jorge Lorenzo celebra o 26º aniversário no dia da qualificação do GrP da Espanha.

17 - O germânico da Moto3 Phillip Oettl celebra o 17º aniversário no primeiro dia de treinos também do GP da Espanha.

16 - Livio Loi vai estrear-se nos Grandes Prêmios em Jerez depois de ter feito 16 anos no último 27 de Abril.

11 - No dia da corrida em Jerez faz exatamente 11 anos da estréia de Jorge Lorenzo nos GPs, na classe de 125cc no GP da Espanha de 2002, um dia depois de celebrar 15 anos. No evento de estreia ele não foi autorizado a alinhar no primeiro dia de treinos porque não tinha ainda atingido a idade mínima – que na época era de 15 anos.

8 - Oito dos nove pilotos que terminaram no pódio nas três classes no Grande Prêmio das Américas eram espanhóis. Este é o mais elevado número de pilotos  do pódio provenientes de Espanha num só evento. A última vez que uma nação teve oito pilotos nos pódios das três classes num GP não boicotado pelos pilotos de topo foi no GP do Japão de 2000 quando oito dos nove pilotos do pódio eram japoneses. A única excepção nas duas ocasiões foram Kenny Roberts Jr, que terminou em segundo no GP de 500cc de Suzuka em 2000, e Mika Kallio, que foi terceiro na corrida de Moto2 no Circuito das Américas.

3 - Cada um dos três vencedores do GP das Américas foi um estreante no MotoGP em suas classes. A última vez que tal fato ocorreu foi no Grande Prêmio da Suécia de 1982, quando os vencedores foram: Ivan Palazzese (125cc), Roland Freymond (250cc) e Takazumi Katayama (500cc).

3 - No Grande Prêmio de Austin os três pilotos do pódio do MotoGP foram espanhóis (Marc Marquez, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo). Essa foi apenas a segunda vez em 65 anos de história dos GPs que tal  fato aconteceu na categoria rainha; a outra vez que aconteceu foi no Grande Prêmio do Japão do ano passado (Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo e Álvaro Bautista).

Nenhum comentário: