sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MotoNotícia: "Os números e as estatísticas do GP Iveco de Aragón

Aragón será o palco da 14ª das 18 etapas previstas no campeonato mundial de MotoGP. Há quem diga que o número mais importante é o 25, os pontos de uma vitória num GP, mas há sempre muitos mais fatos que fazem a diferença...
 
71 – Bradley Smith somou 71 pontos nas 13 primeiras corridas da classe de MotoGP, o que é já o maior total de pontos conseguido por um piloto britânico na temporada de estreia no MotoGP desde que James Toseland que totalizou 105 pontos em 2008.

43 anos – No primeiro dia de treinos do GP de Aragón passaram se exatamente 43 anos em que Barry Sheene fez sua estreia nos Grandes Prêmios no circuito citadino de Montjuic, em Barcelona, aos comandos de uma Suzuki. Sheene liderou a corrida nos momentos iniciais, acabando depois em segundo, atrás de Angel Nieto.

28 - O quinto lugar de Dominique Aegerter em São Marino foi o 28º resultado consecutivo do piloto nos pontos. A última corrida em que ficou zerado foi na primeira etapa do ano passado, no Qatar, em que terminou em 18º. Essa foi a única vez em 39 corridas que efetuou na Moto2 que Aegerter não pontuou. Por coincidência, o suíço festeja o 23º aniversário na segunda-feira após o GP de Aragón.

28 – No domingo, dia da corrida do Grande Prêmio de Aragón, Dani Pedrosa celebra 28 anos.

25 – Nico Terol também celebra 25 anos no primeiro dia de treinos.

16 - Os pilotos KTM venceram as últimas 16 corridas de Moto3. Esta é a terceira mais longa sequência de vitórias sucessivas na categoria das 125cc por parte de um construtor. Só a Honda conta com sequências mais longas: 19 vitórias nas temporadas 1990/91 e 17 em 1992/93.

4 - Os mesmo três pilotos (Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e Marc Márquez) estiveram no pódio nas últimas quatro corridas de MotoGP. Esta á primeira vez na história que os mesmos três pilotos terminam no pódio em quatro corridas consecutivas da categoria rainha dos GPs.

4 – Valentino Rossi terminou em quarto nas últimas quatro corridas. Esta é apenas a segunda vez na história que o mesmo piloto terminou em quarto em quatro provas consecutivas da categoria rainha. O outro piloto com igual registo é Ron Haslam, que foi quarto em quatro GPs consecutivos de 500cc na temporada de 1984.

3 – Com Yuki Takahashi não largando na corrida de Misano são agora apenas três os pilotos que partiram em todas as corridas de Moto2 disputadas desde a estreia da classe em 2010: Scott Redding, Dominique Aegerter e Simone Corsi.

3 – Aragón é um dos apenas três traçados do atual calendário do Mundial em que Jorge Lorenzo não conquistou uma vitória em qualquer uma das três classes dos GPs; os outros dois são Sachsering, na Alemanha, e o Circuito das Américas em Austin, Texas, traçado que estreou este ano no calendário.

2 – No GP de Aragón Maria Herrera Muñoz vai participar na Moto3 como wildcard. Isto significa que, pela primeira vez desde o GP de Espanha de 1994, o grid contará com duas pilotos. Nesse GP de Espanha em particular Daniela Tognoli e Tomoko Igata partiram para a corrida de 125cc.

2 – Aragón é um de apenas dois dos presentes traçados do calendário, ao lado de Austin, onde a Yamaha nunca venceu na categoria de MotoGP. Grande expectativa em torno de uma possível vitória de Lorenzo, conduzindo assim a Yamaha ao pódio mais alto pela primeira vez.

2 – Dois pilotos Ducati terminaram no pódio no primeiro GP de Aragón em 2010, com Casey Stoner que venceu a corrida e Nicky Hayden que terminou  em terceiro. Esta foi a última vez até esta data que a Ducati colocou dois pilotos no pódio do MotoGP.

Nenhum comentário: