quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Motonotícia: " Buemi vence em Punta del Este com duplo pódio brasileiro"

Sebastien Buemi conquistou sua primeira vitória na Fórmula E com uma grande corrida na etapa do Uruguay, o Julius Baer Punta del Este ePrix, e uma vitória bem merecida. Vergne largou da pole, mas perdeu sua posição para Nelson Piquet Jr. Mas, com o piloto da  China Racing procurando pressionar para manter vantagem, mas raspou na parede. Porém o dano em seu carro foi pequeno, mas sentiu que acabou perdendo a estabilidade. Vergne assumiu a liderança com uma bela ultrapassagem na curva 8 hairpin e abriu  certa vantagem. Trouxe consigo claro o piloto 
Stephane Sarrazin da Venturi que acabou quebrando a suspensão de seu carro e rodou. O Safety Car foi para pista. Seu sincronismo na metade da corrida foi perfeito e todos os pilotos foram para os pits. Esta parada foi especialmente bem-cronometrada para Bruno Senna da Mahindra, que tinha evitado um toque em Sarrazin, mas pegou a parede e foi com três rodas para os boxes, trocou de carro e continuou. As emoções da prova aconteceram uma volta depois que Vergne perdeu a liderança para Buemi, que tinha finalmente encontrado uma maneira de ultrapassar Piquet, durante as paradas. Até o final da corrida Buemi teve Vergne em sua perseguição. Mas, com quatro voltas para o final, o BMW i8 foi envolvida em acidente novamente, desta vez após Matthew da  Brabham bater na parede na entrada Andretti, saída da rápida chicane T15. No reinício Vergne utilizou seu FanBoost, e apesar de ter fechado sua direita, não foi o bastante para fazer uma boa ultrapassagem. Ele parecia definido para uma batalha épica e na última volta, Vergne teve a suspensão de seu formula quebrada. Foi um final ruim para uma grande estréia.
Com Piquet muito para trás para ser incomodado com um ataque, Buemi pode relaxar e marcar uma vitória impressionante.
"Eu sabia que ele ia usar seu FanBoost, claramente, tirou um pouco demasiado seguro nas últimas voltas, quando ele começou a me pegar, porque eu ainda estava tentando economizar energia", disse Buemi. "Eu sabia que ele ia ser rápido, mas eu não sei o que aconteceu com ele no final. Estou muito feliz com o resultado de hoje. " Depois de não ter ido bem na  Malásia, Piquet estava naturalmente entusiasmado para marcar seu primeiro pódio. Pela terceira vez em três corridas Lucas di Grassi teve um lugar no pódio, garantindo sua liderança no campeonato com 18 pontos sobre o segundo colocado. "Foi uma grande largada, a reação foi imediata pois o carro estava muito bem. Na primeira volta eu ataquei a chicane um pouco demasiado duro tentando construir uma vantagem e eu acho que danificou minha suspensão dianteira ", disse ele. "Temos um pouco de sorte para conseguir o segundo lugar, quando Jean-Eric tinha um problema, mas estamos todos felizes." Sam Bird da Virgin Racing continua em segundo, empatado em pontos com Buemi, mas foi uma corrida para esquecer para o vencedor de Putrajaya. Jarno Trulli marcou seus primeiros pontos na Fórmula E.
O italiano brigou muito por posições com os piloto da Brabham e Sarrazin. "É um resultado razoável para nós", disse ele. "É um bom resultado para a equipe, mas parece-me estar no lugar errado na hora muito errada!" Jaime Alguersuari foi o quinto para a Virgin Racing, Senna ficou em sexto lugar, Prost sétimo depois de ter sido penalizado por usar muita energia. O companheiro de equipe Jerome d'Ambrosio e Oriol Servia levou oitavo e nono, enquanto Nick Heidfeld finalmente marcou seu primeiro ponto em 10 th . O piloto da Venturi realmente saiu na frente do marcador durante o pitstop, mas foi penalizado por ter excedido o tempo mínimo. Ele foi punido novamente por usar muita potência, mas na última volta usou seu FanBoost para ultrapassar Antonio Garcia e marcar um ponto. Daniel Abt marcou dois pontos de bônus pela volta mais rápida, mas não foi uma corrida feliz para o alemão. Seu carro Audi Sport Abt terminou em 15º, a três voltas do líder.
FIA Formula E Championship - Julius Baer Punta del Este ePrix (3ª etapa) 
- Resultados:
Sebastien Buemi, e.dams-Renault, 49: 08,990
Nelson Piquet Jr, China Racing, + 0.732s
Lucas di Grassi, Audi Sport ABT, + 2.635s
Jarno Trulli, Trulli, + 4.163s
Jaime Alguersuari, Virgin Racing, + 4.698s
Bruno Senna, Mahindra Racing, + 5.197s
Nicolas Prost, e.dams-Renault, + 6.514s
Jerome d'Ambrosio, Dragon Racing, + 7.567s
Oriol Servia, Dragon Racing, + 8.646s
Nick Heidfeld, Venturi, + 10.563s
Antonio Garcia, China Racing, + 10.594s
Michela Cerruti, Trulli, + 19.617s
Karun Chandhok, Mahindra Racing, + 54.175s
Jean-Eric Vergne, Andretti, duas voltas
Daniel Abt, Audi Sport ABT, 3 voltas
Salvador Duran, Amlin Aguri, 4 voltas
Matthew Brabham, Andretti, DNF
Stephane Sarrazin, Venturi, DNF
Antonio Felix da Costa, Amlin Aguri, DNF
Sam Bird, Virgin Racing, DNF
Pilotos Standings (After Rd 3):
Lucas di Grassi - 58pts
Sebastien Buemi - 40pts
Sam Bird - 40pts
Nicolas Prost - 24pts
Nelson Piquet Jr. - 22pts
Jerome d'Ambrosio - 22pts
Franck Montagny - 18pts
Karun Chandhok - 18pts
Jaime Alguersuari - 14pts
Oriol Servia - 14pts
'Teams Standings (After Rd 3):
e.dams-Renault Formula E - 64pts
Audi Sport ABT Formula E - 62pts
Virgin Racing Formula E - 54pts
Dragão Corrida de Fórmula E - 36pts
Andretti Formula E - 33pts
Mahindra Corrida de Fórmula E - 26pts
China Corrida -22pts Fórmula E
Trulli Formula E - 12pts
Amlin Aguri Formula E - 6pts
Venturi Formula E - 4pts


-imprensa FE-

Nenhum comentário: